Resumo

Título do Artigo

INDICADORES DE QUALIDADE DE VIDA: PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E PERCEPÇÃO DE BENEFICIÁRIOS NO MUNICÍPIO DE PIRACICABA/SP
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Qualidade de vida
Indicadores sócioeconômicos
Programa Bolsa Família

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - ALICE DOS SANTOS ACIOLI E SILVA
Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP - Departamento de Economia, Sociologia e Administração

Reumo

Qualidade de Vida em pesquisa acadêmica é uma área em construção. Diversos autores acreditam que a visibilidade do tema pode aumentar para proposição de políticas públicas. Muitas pesquisas acadêmicas e instituições governamentais tem pesquisado sobre o tema Qualidade de Vida, principalmente com a utilização de indicadores socioeconômicos que podem evidenciar a melhoria das condições de vida da população. O Programa Bolsa Família também utiliza indicadores para acompanhamento dos resultados nos municípios. Indicadores de qualidade de vida podem promover melhorias em políticas públicas.
Estudos sobre Qualidade de Vida (QV) poderão pressionar governos a elaborar políticas públicas com o objetivo de melhorar indicadores socioeconômicos. Em que medida o Programa Bolsa Família (PBF) contribui para a melhoria da QV da população beneficiária do município de Piracicaba/SP? O objetivo desse trabalho é compreender o efeito do PBF em relação a QV das famílias, considerando principalmente o IDH/IDHM e a percepção individual das famílias entrevistadas. O IDH tem sido utilizado para medir comparativamente a QV da população de países e municípios (com a adaptação pelo IDHM).
De acordo com Ferriss (2004), a aferição das condições de vida de famílias tem sido uma preocupação de sociólogos americanos desde 1918. Os professores Almeida, Gutierrez e Marques da Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH - da Universidade Estadual de São Paulo - USP (2012) elaboraram um volume dedicado ao estudo sobre o tema QV, abordando os diversos conceitos e diversas áreas de pesquisa na área. Para Minayo o termo QV é construído socialmente de acordo com épocas, lugares e histórias diferentes, ou seja, a autora parte de uma compreensão social de QV.
A abordagem desse artigo é qualitativa. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas com 6 famílias beneficiárias do PBF no município de Piracicaba/SP. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o PBF, sobre o tema QV e aferição de QV nos municípios brasileiros. As entrevistas realizadas com famílias beneficiárias do PBF/PAB consideraram aspectos objetivos e subjetivos de aferição de QV. A análise dos dados é feita por Análise de Conteúdo.
- Percepção sobre qualidade de vida relacionada ao básico para sobrevivência. - Programa Bolsa Família reduz a situação de pobreza, mas a situação de pobreza a longo prazo permanece. - Programa Bolsa Família não possilita atendimento de todas as necessidades básicas das famílias. - Programa não garante a melhoria da qualidade de vida.
- Pesquisas acadêmicas sobre qualidade de vida estão em expansão. - Indicadores de qualidade de vida contribuem com a proposição de políticas públicas para melhoria de indicadores sociioeconômicos. - Necessário maior acompanhamento das famílias beneficiárias e políticas públicas estruturadas que possibilitem melhoria da escolaridade e inserção no mercado de trabalho.ílias. - Programa não garante a melhoria da qualidade de vida.
ALMEIDA, Marco Antônio Bettine de; GUTIERREZ, Gustavo Luis; MARQUES, Renato. Qualidade de Vida: definição, conceitos e interfaces com outras áreas de pesquisa. São Paulo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH/USP, 2012. Disponível em https://repositorio.usp.br/item/002292597b. Acesso em 26 jun. 2022. FERRIS, Abbott L. The Quality of Life Concept in Sociology. The American Sociologist, New York, v. 35, n. 3, p. 37-51, mar. 2004. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/27700394. Acesso em 20 jun. 2022.