Resumo

Título do Artigo

A INTELIGÊNCIA CULTURAL COMO MODERADORA DA RELAÇÃO ENTRE A APRENDIZAGEM INDIVIDUAL DO GERENTE DE PROJETOS E AS DIMENSÕES DE SUCESSO EM PROJETOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inteligência Cultural
Aprendizagem individual em projetos
Sucesso em Projetos

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva

Autores

Nome
1 - Ronaldo Cruz da Silva
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Memorial
2 - Isabel Cristina Scafuto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - PPGP - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos
4 - Manuel Anibal Silva Portugal Vasconcelos Ferreira
Politécnico de Leiria - CARME

Reumo

Saber lidar com a diversidade cultural das equipes de projetos, passou a ser um desafio cada vez mais presente no dia a dia do gerente de projetos, até mesmo por conta da comunicação com indivíduos de várias localidades. Além disso, a capacidade de aprendizagem individual do gerente de projetos, e a capacidade de se adaptar a diferentes contextos, pode levar ao sucesso em projetos, poder ser viabilizada por meio da inteligência cultural.
A inteligência cultural e seus elementos, por se tratar de uma competência transversal, pode impactar de maneira significativa no desempenho e nas dimensões de sucesso do projeto. Desta forma, chega-se na seguinte questão: Qual a influência da inteligência cultural na moderação da relação entre a aprendizagem individual do gerente de projetos e as dimensões de sucesso em projetos? Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o efeito moderador da inteligência cultural na relação entre a aprendizagem individual do gerente de projetos e as dimensões de sucesso em projetos.
Contudo percebe-se que a capacidade de gerir do gerente de projetos, vai mais além das competências técnicas, principalmente quando se depara com ambientes interculturais distintos. Neste caso, este trabalho está fundamentado no trabalho seminal de Earley & Ang (2003) e Earley & Peterson (2004), sobre a inteligência cultural; Sense (2005), em relação a aprendizagem individual; e Shenhar & Dvir (2007) nas dimensões de sucesso em projetos.
O estudo se deu a partir da análise multivariada de dados, com aplicação da modelagem de equações estruturais com PLS. Para realizar essa análise foi utilizado o software SmartPLS versão 3.0.
A aplicação da análise multivariada de dados, permitiu avaliar as assertivas das escalas, e chegar num modelo que contemplasse as relações entre os construtos e suas dimensões. Segundo Hair, et al. (2009), a estrutura de inter-relações é examinada levando-se em conta uma série de equações, o que contribuiu para a definição do modelo, seguindo os parâmetros de validação.
Com base nos resultados deste estudo, é possível concluir que a inteligência cultural, por meio de suas dimensões, inteligência ICK e ECF, potencializa a relação entre a aprendizagem individual do gerente de projetos e a dimensão eficiência do projeto. O efeito positivo e direto da influência da aprendizagem individual nas dimensões do sucesso em projetos, indicam que a capacidade de aprendizagem do gerente de projetos, pode trazer resultados satisfatórios no desempenho e na atuação do gerente em projetos internacionais.
Earley, P. C., & Peterson, R. S. (2004). ‘The elusive cultural chameleon: cultural intelligence as a new approach to intercultural training for the global manager’. Academy of Management Learning & Education, 3(1), 100–115. Earley, P. C., & Ang, S. (2003). Cultural Intelligence: Individual Interactions Across Cultures. Stanford University Press, Stanford, CA. Sense, A. J. (2005). Facilitating conversational learning in a project team practice. Journal of Workplace Learning, 17(3), 178-193. Shenhar, A. J., & Dvir, D., (2007). Reinventing Project Management: The Diamond Approach to Successful G