Resumo

Título do Artigo

LETRAMENTO FINANCEIRO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA CIDADE DO AGRESTE PERNAMBUCANO: identificando as relações com as características socioeconômicas
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Letramento financeiro
Educação Financeira
Ensino Médio

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - Kécia da Silveira Galvão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais
2 - Mariana Patrícia de Lima
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA)

Reumo

No decorrer da vida, os indivíduos lidam com diversas questões financeiras, por serem agentes econômicos, e as decisões tomadas neste aspecto os impactarem no presente e no futuro (HOFMANN; MORO, 2012). Nesse sentido, este estudo discute o nível de letramento financeiro de jovens do ensino médio, sob a perspectiva de que em pouco tempo terão que gerenciar suas vidas e as questões financeiras ocuparão um relevante papel
O letramento financeiro reúne as capacidades de leitura, análise e interpretação de diversas situações financeiras, além do conhecimento dos elementos básicos da matemática financeira, essas características conjuntamente permitem que as pessoas analisem o impacto de seu comportamento e consigam tomar as melhores decisões, contribuindo para alcançar o bem-estar financeiro pessoal e social (SENA, 2017). Este conhecimento é fundamental para adultos, como também jovens que iniciará vivência financeira em breve, isso exigirá de si boas tomadas de decisões.
Com a relevância do letramento financeiro para todos os indivíduos e também jovens, contraposta ao baixo desempenho do Brasil, nota-se uma escassez de estudos, principalmente em regiões subdesenvolvidas e emergentes, o que denota a necessidade de intervenções assertivas para dirimir opróbrios provindos do baixo letramento financeiro, este trabalho objetiva identificar o nível de letramento financeiro e possíveis relações às características socioeconômicas dos estudantes de ensino médio de uma cidade do agreste de Pernambuco
Um questionário estruturado e composto por dois blocos de perguntas. No primeiro, baseadas no questionário do INEP (2019), que se referem a informações socioeconômicas. As questões do segundo bloco referem-se ao letramento financeiro, retiradas do documento da OCDE (2017b) e utilizado previamente no PISA 2015. Para tanto, foram utilizadas a análise da estatística descritiva dos dados e os testes de Kruskal-Wallis e Qui-quadrado, com seus respectivos post-hoc, teste de Dunn e de resíduos ajustados, haja vista serem mais adequados aos dados e ao alcance do objetivo.
Quanto ao nível de letramento, os resultados indicaram uma melhora nos níveis de letramento financeiro dos estudantes, em relação ao PISA 2017, principalmente ao nível nacional. Quanto a investigação das relações entre as características socioeconômicas, o nível de letramento e das questões por nível e perspectivas, achou-se que características educacionais dos estudantes e de seus pais são significantes, bem como o sexo e a idade dos respondentes.
Este estudo teve a limitação de espaço para discussão, o que impossibilitou discussões mais aprofundadas, mas que podem ser realizadas em outros momentos e como sugestão de estudos futuros, para resultados ainda mais sólidos sugere-se a ampliação do estudo a outras escolas, cidades e regiões.