Universidade empreendedora
Hélice Tríplice
Transferência de Conhecimento
Área
Artigos Aplicados
Tema
Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação
Autores
Nome
1 - Gustavo Cesar Pereira de Santana UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA
2 - Fernando Gomes de Paiva Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Chris Herbert Berenguer Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA
4 - ELIAS RICARDO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Propad
Reumo
O empreendedorismo e a inovação no contexto da sociedade do conhecimento são vistos pelos líderes das organizações como estratégias de gestão capazes de potencializar a competitividade organizacional e funcionam como fatores determinantes para geração do desenvolvimento econômico e social na esfera regional (URBANO E GUERRERO, 2013). Assim, a ideia de ecossistema de inovação constituído por uma rede de organizações de ensino, pesquisa e extensão em parceria com representantes da indústria e agentes do governo é analisada sob a perspectiva do constructo da Universidade Empreendedora.
O estudo tem uma abordagem qualitativa com foco nas ações dos atores institucionais do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco no âmbito das dimensões de uma universidade empreendedora e com base no entendimento de Hélice Tríplice.
Existem tentativas no esforço por se promover mudanças estruturais em aspectos de gestão e liderança, de modo a que seus líderes superem novos desafios em termos de oportunidades no intuito de atuarem na busca por desenvolvimento econômico, social e cultural da sua comunidade. Essa abordagem pressupõe a existência de um modelo de interação que envolve a articulação de atores institucionais como universidade, indústria e governo.
O estudo parte da seguinte questão de pesquisa: como ocorrem as ações dos atores institucionais do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE) no âmbito das dimensões de uma universidade empreendedora?
O estudo revela que a Universidade Empreendedora tem o potencial de desempenhar papel crucial no ecossistema de inovação ao mobilizar e difundir o conhecimento por meio de alianças entre os atores chave das parcerias interinstitucionais, de modo a gerar benefícios para essas organizações com reflexo favorável para a sociedade por meio de empreendimentos inovadores.
O entendimento de que há uma lacuna a ser preenchida no aperfeiçoamento das relações com o setor produtivo e o governo no sentido de se gerar uma melhor conexão empreendedora entre essas instituições.