Resumo

Título do Artigo

A REINVENÇÃO DO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Processo de Importação
Pandemia do COVID-19
Restruturação de processos

Área

Operações

Tema

Logística e Cadeia de Suprimentos

Autores

Nome
1 - Ana Karolina Mendes Inácio
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianópolis
2 - Ricardo Niehues Buss
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração

Reumo

A pandemia da COVID-19 impactou o processo produtivo de muitas empresas, em especial as que necessitam de produtos importados para suas operações. Os importadores sofreram com a paralisação da população chinesa, já que o país é um dos maiores exportadores do mundo, limitando assim, recursos e mão de obra, bem como restrições de embarques das mercadorias. Esse cenário, exigiu mudanças por parte das empresas, fazendo com que elas reexaminassem seus processos, principalmente os relativos a aquisições de bens materiais advindos do mercado exterior.
As empresas brasileiras não estavam preparadas e estruturadas para gerir o problema que a pandemia causou. Essa nova realidade, forçou muitas empresas a agirem rapidamente para manter e alavancar seus resultados, mesmo em meio à pandemia. A dificuldade está em entender quais fatores críticos devem ser observados pelas empresas que realizam importação para a reestruturação de seus processos diante desta nova realidade. Este estudo objetiva conhecer as ações que proporcionaram a reformulação do processo de importação no período da pandemia COVID-19 realizado pela empresa Intelbras.
Considerando todas as dificuldades e acontecimentos resultantes da Pandemia COVID-19, as organizações, provenientes de importações, devem estar logisticamente e legalmente preparadas para o efetivo reabastecimento de seus itens, de forma a evitar ao máximo atrasos e problemas de atendimento. Ao somar as dificuldades “naturais” do processo de importação aos atrasos logísticos, decorrentes da crise sanitária vivida há mais de dois anos, tem-se um cenário caótico e pouco eficiente, que necessita ultrapassar as dificuldades para se manter no mercado com percentuais adequados de faturamento.
O estudo é caracterizado pela sua natureza aplicada, quanto aos seus objetivos, o trabalho pode ser identificado como exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. O estudo de caso foi efetuado, via observação in loco da organização, o que possibilitou a análise dos processos como realmente são executados, assim como a identificação das mudanças aplicadas após a pandemia. Realizou-se duas entrevistas com a supervisora e uma analista, que estiveram presentes antes e depois da pandemia. Os dados foram organizados em um quadro, com os problemas enfrentados, assim como as soluções aplicadas.
Muitas ações foram realizadas para que a Intelbras conseguisse contornar os problemas gerados pela Pandemia. A demanda da equipe de importação e logística aumentou consideravelmente, o que resultou na necessidade da reestruturação desta, com definição de novos parâmetros de controle e acompanhamento, definição e realocação de atividades. A empresa procurou antecipar negociações e reservas de embarque, e definir quais os recintos de menor chance de fechamento. Os esforços foram focados em obter uma maior previsibilidade da demanda e necessidade de fábrica, para todos os materiais importados.
Diante de tantas dificuldades ocasionadas pela pandemia do COVID-19, como a falta de produtos e os altos custos de frete, causados pela alta demanda, fizeram com que a Intelbras reorganizasse seus processos de importação. Os resultados apontam mudanças de pensamento e paradigmas organizacionais como o trabalho remoto, bem como ações pontuais para solucionar problemas encontrados relacionados a matéria prima, frete, estoque, embarque marítimo, backlog de portos e aeroportos, carregamento e no aumento da demanda de importação.
BARICHELLO, R. The COVID-19 pandemic: Anticipating its effects on Canada’s agricultural trade. Canadian Agricultural Economics Society. v. 68, p. 219–224, 2020. DAVID, P. A. Logística Internacional: Gestão de Operações de Comércio Internacional. São Paulo: Cengage Learning, 2017. VERSCHUUR, J.; KOKS, E. E.; HALL, J. W. Global economic impacts of COVID-19 lockdown measures stand out in high-frequency shipping data. Plos One.April 14, 2021. OMS. WHO-convened Global Study of Origins of SARS-CoV-2: China Part. Joint WHO-China Study. 14 January-10 February 2021.