Contribuições da Tecnologia Blockchain no Contexto de Troca de Informações entre os Agentes Participantes de Cadeias de Suprimentos Circulares: Uma Revisão Sistemática de Literatura
Blockchain
Cadeias de Suprimentos
Economia circular
Área
Operações
Tema
Logística e Cadeia de Suprimentos
Autores
Nome
1 - Anelize Baill UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu
2 - Manoela Silveira dos Santos UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu - Curso Administração
Reumo
A blockchain é introduzida no ambiente da economia circular como um potencial facilitador para muitos dos princípios envolvidos na logística reversa. Os sistemas de informação presentes na tecnologia possibilitam melhorar significativamente o desempenho da economia circular em diversos níveis. Esse estudo busca identificar as contribuições obtidas por meio da inclusão da tecnologia blockchain dentro do funcionamento das cadeias de suprimentos de economia circular, no que se refere às melhorias dentro do contexto de tratamento das informações.
“Como a tecnologia blockchain pode aprimorar a troca de informações entre os agentes participantes de cadeias de suprimentos circular?”, e “De que maneira a tecnologia blockchain se mostra como uma importante ferramenta para promover confiabilidade e rastreabilidade de informações no que se refere ao gerenciamento de uma cadeia de suprimentos circular?”. Objetivo: Identificar as contribuições obtidas por meio da inclusão da tecnologia blockchain dentro das cadeias de suprimentos circulares, principalmente no que se refere ao tratamento das informações originadas pelos agentes participantes.
A associação dos conceitos de blockchain com os de economia circular vem sendo adotada, principalmente, pelo setor produtivo, visando obter maior confiabilidade nas informações dos processos, além de maior automatização. A proposta de gerenciamento da economia circular das cadeias de suprimentos através do uso da tecnologia blockchain visa a proteger os ativos, através da gestão dos contratos, transações e registros de sistemas econômicos, legais e políticos, estabelecendo os limites necessários para o aumento da confiabilidade dentro desses processos
A construção do estudo se deu por meio de revisão sistemática de literatura, visando unificar toda a pesquisa disponível envolvendo as temáticas da blockchain com a gestão de cadeias de suprimentos circular. Toda a literatura selecionada permitiu inferir-se que o uso da blockchain dentro da gestão das cadeias circulares traz benefícios que ajudam a melhorar os processos do funcionamento do ciclo da cadeia, principalmente por trazer uma informação mais segura e confiável a todos os envolvidos.
A tecnologia blockchain se mostra como uma importante ferramenta para aumentar a confiabilidade das cadeias de suprimentos circulares, principalmente porque torna os dados e informações gerados em registros rastreáveis e imutáveis, trazendo maior credibilidade a todos os processos realizados.
AZEVEDO, J.L., 2015; BAKHTIARIZADEH, E. et al., 2021; BARRETO NETO, J. F. et al. 2021; BERDIK, D. et al.; ENCCLA, 2020; BOSCHI, A; POLLICE, F; BATOCCHIO, A., 2020; entre outros.