Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES DINÂMICAS COMO ALTERNATIVA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA INOVAÇÃO NO ÂMBITO DA INDÚSTRIA 4.0.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Indústria 4.0
Capacidades Dinâmicas
Inovação

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Transformação Digital e Novos Negócios Digitais

Autores

Nome
1 - Séfora Maria Nunes Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CAMPUS I João Pessoa PB
2 - Monalisa Tatiane de Medeiros Freitas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus João Pessoa
3 - Cláudia Fabiana Gohr
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I João Pessoa

Reumo

Para atender as expectativas da Indústria 4.0 e manterem-se no mercado, as organizações precisam melhorar seu desempenho, repensando suas atividades empreendedoras e redefinindo suas capacidades. Para aprimorar esses elementos, tem-se a possibilidade de explorar as capacidades dinâmicas (CD). Algumas pesquisas que abordam a I4.0 têm demonstrado a importância das CD para a implementação de sucesso dos princípios e práticas desse modelo de negócios. No entanto, são escassos os estudos que examinam como as tecnologias da I4.0 construídas no contexto da CD colaboram para a transformação digital.
Este trabalho procurará responder ao seguinte questionamento: Quais tecnologias da I4.0 podem ser implementadas a partir de CD? Dessa forma, a presente pesquisa tem como principal objetivo realizar uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) acerca das CD e da I4.0 com intuito apresentar uma visão geral das pesquisas sobre o tema por meio de uma análise descritiva, quantitativa e de redes e identificar tecnologias da I4.0 cuja implementação é facilitada em função das CD por meio de uma análise temática.
A Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0 (I4.0) é caracterizada pela integração tecnológica entre a manufatura industrial e a logística de processos, fomentando novos modelos de negócios que impactam na empresa, na sociedade e no meio ambiente (Tortora et al., 2021). Para aprimorar esses elementos, tem-se as capacidades dinâmicas (CD), entendidas como as capacidades das organizações de buscar, explorar, adquirir, assimilar e aplicar seus conhecimentos sobre os recursos e as oportunidades (Teece, Pisano & Shuen, 1997).
De acordo com as análises realizadas, identificou-se que as CD permitem que as organizações estejam preparadas para o modelo dinâmico e flexível do contexto da I4.0, estando aptas para a inovação digital. Pode-se observar que as organizações que estão preparadas para detectar, aproveitar e transformar oportunidades em estratégias competitivas, estarão prontas para enfrentar as intensas modificações da I4.0 e suas tecnologias.
O artigo em questão demonstra de forma sistemática o conhecimento existente acerca das CD e das tecnologias da I4.0, evidenciando como elas podem ser pertinentes e contributivas para o processo de transformação digital das organizações. É apresentado um levantamento teórico que fornece uma visão geral das pesquisas identificadas, evidenciando o crescimento de pesquisas na área, assim como apresentando os principais métodos de coleta e os países em que foram desenvolvidas as principais pesquisas, apontando possíveis sugestões para desenvolvimento de pesquisas futuras.
Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997). Dynamic capabilities and strategic management. Strategic management journal, 18(7), 509-533. Tortora, D., Chierici, R., Briamonte, M. F., & Tiscini, R. (2021). ‘I digitize so I exist’. Searching for critical capabilities affecting firms’ digital innovation. Journal of Business Research, 129, 193-204. Tranfield, D., Denyer, D., & Smart, P. (2003). Towards a methodology for developing evidence‐informed management knowledge by means of systematic review. British journal of management, 14(3), 207-222.