1 - Allan Ferreira UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
Reumo
O teletrabalho é uma modalidade laboral que tem crescido nos últimos anos, trazendo consequências para o trabalhador, como impactos sobre o relacionamento organizacional, sobre a autonomia percebida e sobre a motivação. Por sua vez, esses impactos podem influenciar treinamentos corporativos, constituindo, portanto, uma situação que as organizações precisarão administrar: eis a situação-problema estudada.
A instituição investigada nesta pesquisa é o Banco X, assim denominado por solicitação da própria organização, de acordo com suas políticas institucionais. Com um efetivo total de aproximadamente 90 mil funcionários, a organização promove continuamente a capacitação de seus funcionários nas áreas em que atuam. Essas ações de capacitação ocorrem na modalidade presencial e à distância, e são ofertadas tanto para trabalhadores em regime presencial quanto para teletrabalhadores.
O Banco X costuma ofertar treinamentos à distância para seus funcionários, porém esses cursos não são adaptados para o caso do treinando estar em teletrabalho. Com isso, tanto o funcionário em regime presencial quanto o que está em teletrabalho acessam a mesma solução educacional. Desse modo, é possível que com essa ausência de diferenciação a organização esteja correndo riscos ou, pelo menos, deixando de aproveitar oportunidades. Essas e outras suposições correlatas, portanto, são investigadas neste trabalho.
O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como o teletrabalho influencia as percepções de funcionários, além das práticas de planejamento de desenhistas instrucionais, no contexto do Banco X. Para tanto, foram realizados pesquisa bibliográfica e um levantamento por meio de entrevistas e questionários junto a funcionários e desenhistas instrucionais da organização estudada.
Os resultados revelam indícios de que o teletrabalho influencia resultados de treinamentos e preditores de resultados de treinamentos.
Este trabalho contribui para a ampliação do conhecimento sobre teletrabalho e treinamentos, explorando a conexão entre os dois temas e fornecendo indícios de como o primeiro pode influenciar o segundo. Com isso, colabora para a realização de treinamentos mais eficazes e, portanto, para o desenvolvimento das organizações, trazendo assim contribuições positivas para a sociedade, especialmente em um contexto de crescimento do teletrabalho.