Dimensões e Contextos do Turismo e da Hospitalidade
Autores
Nome
1 - Alexandre Gomes Nick PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós Graduação em Administ - Coração Eucarístico
2 - Marcelo de Rezende Pinto PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
Reumo
Questões relacionadas à identidade cultural ser expressa em diversos traços que, por sua vez, parecem estar permeadas em práticas de consumo. Nas últimas décadas, é possível apontar a emergência de uma corrente de estudos denominada Consumer Culture Theory (CCT) que busca justamente jogar luz sobre a relação entre consumo, cultura e mercado. Quando se confronta questões ligadas à identidade cultural e a CCT, emergem diversas questões que ensejam a execução de diversas pesquisas.
O objetivo deste ensaio que é de problematizar as representações construídas sobre a identidade mineira, o saber etnográfico e o espaço turístico como fenômeno de consumo, delimitado pelo espaço geográfico, utilizando a linha de pensamento da CCT, como sustentação teórica basilar, evidenciando possíveis questões para a composição de uma agenda para os pesquisadores da teoria, com base em suas interseções.
O ensaio foi estruturado em sua fundamentação teórica, em três grandes seções. A primeira seção expõe os conceitos proeminentes da literatura sobre identidade e espaço, para subsidiar a segunda seção, que apresenta a mineiridade. A terceira seção, por sua vez, é destinada ao marketing de lugares e de turismo e às suas implicações para a Estrada Real no mercado turístico. Outra seção foi incluída com o intuito de complementar a discussão teórica com a apresentação da etnografia como experiência metodológica.
Considerando o ponto de vista deste ensaio, pautado sobre o reforço da cultura e identidade regionais, em contraponto à perspectiva puramente mercadológica do espaço turístico, direcionamos uma proposta de agenda de pesquisa que envolve a ideia de conservação do que nos torna quem somos, enquanto habitantes de determinado local, ao passo que também estabelece a cultura local como ponto de partida, ou seja, elegemos a identidade cultural regional sobreposta ao consumo turístico, identidade marcada na história que passou e na história que ainda estamos construindo para a posteridade.
Baseado na CCT, elaboramos algumas temáticas e, dentro dessas, propomos algumas questões relevantes para o desenvolvimento de pesquisas acerca da identidade cultural regional organizados em nove grandes eixos: (1) O ambiente natural e modificado; (2) Difusão da cultura local aos nativos; (3) Relações sociais entre turistas e nativos; (4) Identidade cultural regional; (5) Cultura Material; (6) Passado, presente e futuro histórico-cultural; (7) Consumer Culture Theory (CCT) como ferramenta; (8) Marketing de lugar “mitigado”; (9) Interseccionalidade, consumo e turismo.
ABDALA, M. C. Receita de Mineiridade: a cozinha e a construção da imagem do mineiro. 2ª. Ed. Uberlândia: UFU, 2007.
ARRUDA, M. A. N. Mitologia da Mineiridade: o imaginário mineiro na vida política e cultural do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999.
ARNOULD, Eric; THOMPSON, Craig J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, v. 31. March 2005.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo; razão e emoção. Hucitec, 1986.