Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DA ESTRATÉGIA DA FIRMA E DA LIDERANÇA ESTRATÉGICA NO DESAFIO DE INOVAR
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Palavras Chave

Estratégia da Firma.
Desafio de Inovação.
Liderança Estratégica.

Área

Artigos Aplicados

Tema

Estratégia

Autores

Nome
1 - Felipe Fróes Couto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Campus Darcy Ribeiro - Montes Claros
2 - Pablo Peron de Paula
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - Departamento de Ciências da Administração
3 - Ricardo Henrique Franco Magela
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS (UNIMONTES) - UNIMONTES

Reumo

Segundo Cassiolato e Lastres (2005), a inovação pode ser traduzida como um fenômeno sistêmico, por envolver aspectos culturais, sociais, políticos, econômicos e institucionais, intrinsecamente conectada a um conjunto de atores e sua cooperação/interação para o aprendizado invocativo, ou seja, o acúmulo de conhecimento, tácito e codificado, no processo de geração e difusão das inovações. Martins e Terblanche (2003), por sua vez, entendem que a origem da criatividade e da inovação se dá na estratégia e em estruturas adotadas pela organização.
Considerando que o indivíduo possui valores, metas e objetivos estratégicos individuais, e que as estratégias formuladas pela organização podem tanto estimular, quanto inibir a criatividade e a inovação, torna-se necessário compreender esta relação de causa e efeito na formulação de estratégias eficazes. O ambiente organizacional e suas interações constituem um processo extremamente complexo e tais ponderações carecem de reflexões empíricas. Neste trabalho, analisamos a questão a partir de um caso representativo em uma indústria farmacêutica.
O artigo propõe analisar e entender a percepção do indivíduo frente às políticas organizacionais de fomento à inovação, com o objetivo de responder o seguinte problema de pesquisa: Quais fatores impactam a forma pela qual o agente interno percebe o desafio de inovar no ambiente organizacional? O objetivo é identificar formas pelas quais o ambiente organizacional pode estimular/promover a inovação, em que se analisou a percepção dos agentes internos em relação à capacidade da estrutura organizacional de promover a inovação, utilizando-se de análises qualitativas e quantitativas.
Esta pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira, exclusivamente qualitativa, envolveu entrevistas semiestruturadas com 19 líderes e executivos da firma estudada. As respostas foram analisadas qualitativamente e sugeriram a estrutura de um modelo de análise. Esse modelo foi convertido em um questionário do tipo survey submetido a pré-teste e aplicado posteriormente a 334 funcionários do chão-de-fábrica. Os resultados alcançados indicam que a estratégia da firma promove uma maior percepção do agente interno em relação aos desafios de inovar, mediado pela liderança estratégica.
Os principais achados trouxeram à tona 22 temas organizados em 12 tópicos. A partir desses, delineou-se três hipóteses que foram suportadas num modelo estrutural capaz de explicar o relacionamento entre as variáveis: Estratégia da Firma, Liderança, Motivação, Liderança Estratégica e Desafio de Inovação. Os resultados alcançados indicam que a estratégia da firma promove uma maior percepção do agente interno em relação aos desafios de inovar, mediado pela liderança estratégica.
Este estudo vem a reforçar a importância do líder estratégico como aquele capaz de aliar planejamento, flexibilidade e capacitação dos agentes. Como capacidade humana, o exercício da liderança estratégica tangencia a formação de capital humano em uma organização. Esse capital humano tangencia questões subjetivas, mas fundamentais para a inovação dentro do ambiente organizacional: comportamento, crenças, valores, conhecimentos (HOSKISSON; HITT; IRELAND; HARRISON, 2009).