Resumo

Título do Artigo

OS IMPACTOS DA PANDEMIA DE COVID-19 EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS DO RIO DE JANEIRO
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pequenas e Médias Empresas
Covid-19
Políticas públicas

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia de Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - Flavia Martins David
Fundacao Getulio Vargas/EBAPE - RIO DE JANEIRO
2 - Lucia Barbosa de Oliveira
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS (EBAPE) - FGV-EBAPE

Reumo

O mundo mudou no início de 2020. O ano começou com uma epidemia, que em três meses se tornou uma pandemia, atingindo todo o mundo. A pandemia de COVID-19 provocou uma crise sanitária global e, além das implicações para a saúde, o isolamento social e a interrupção das atividades de empresas de diferentes segmentos não essenciais levaram a uma crise econômica mundial sem precedentes.
Frente a essa realidade, o objetivo desta pesquisa foi analisar os impactos econômicos da pandemia de COVID-19 em pequenas e médias do Estado do Rio de Janeiro. Como objetivos secundários, buscou-se entender (1) quais foram os principais problemas enfrentados pelas empresas durante a pandemia; (2) quais foram as soluções encontradas e resultados alcançados, na percepção de seus gestores; (3) em que medida as políticas públicas de apoio a essas empresas foram utilizadas e com que resultados.
Na contextualização do trabalho discute-se (1) a pandemia de Covid-19 e suas consequências sanitárias e econômicas; (2) as políticas públicas de apoio às pequenas e médias empresas, lançadas pelo governo brasileiro com o objetivo de mitigar os efeitos econômicos causados pela pandemia; e (3) os desafios da gestão de pequenas e médias empresas, incluindo aspectos financeiros, de gestão estratégica e de gestão de pessoas.
Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se pela condução de uma pesquisa qualitativa e exploratória, com base no método do estudo de casos múltiplos. Participaram do estudo 10 pequenas e médias empresas, com sede no Estado do Rio de Janeiro, de diversos setores de atividade, incluindo serviços de consultoria, serviços de saúde, construção civil, comércio varejista e alimentação. Para o levantamento de dados, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com os gestores das empresas, que também disponibilizaram informações sobre seu desempenho financeiro nos anos de 2018, 2019 e 2020.
Os resultados mostraram que os maiores problemas enfrentados pelas empresas pesquisadas foram a queda de receitas, a falta de capital de giro, as incertezas em relação ao futuro, e a carência de uma abordagem estratégica para o negócio. Com relação à gestão de pessoas e seu dimensionamento, as empresas participantes não destacaram dificuldades dessa natureza. Além disso, cumpre destacar o papel determinante das políticas públicas para a manutenção dos empregos, especialmente a MP 936, que permitiu a suspensão do contrato de trabalho ou a redução da jornada de trabalho dos funcionários.
Percebeu-se que todas as empresas participantes da pesquisa, relataram que não estavam preparadas para este tipo de situação. A pandemia de Covid-19, além de imprevisível, foi um evento inédito na história dessas empresas e de seus gestores, que seguem receosos diante das incertezas. Desta forma, ficou claro – a despeito das soluções alternativas encontradas – o papel preponderante das políticas públicas de apoio para a sobrevivência de sete das oito empresas que continuam em operação.
AMITRANO, C.; MAGALHÃES, L. C. G.; SILVA, M. S. Medidas de enfrentamento dos efeitos econômicos da Pandemia Covid-19: panorama internacional e análise dos casos dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Espanha. Texto para Discussão IPEA. Rio de Janeiro: IPEA, 2020. IMF – International Monetary Fund. How countries are helping small businesses survive COVID-19. International Monetary Fund, 2021. ZEIDAN, R.; VANZIN, C. Gestão do ciclo financeiro, rentabilidade e restrições financeiras. Revista Brasileira de Finanças, v. 17, n. 4, p. 77-90, 2019.