Resumo

Título do Artigo

EXPECTATION GAP NA AUDITORIA EM SAÚDE PÚBLICA: um estudo no contexto das atribuições e responsabilidades dos profissionais da Auditoria do SUS da Bahia
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Auditoria do SUS
Expectation gap
Governança pública

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Daniela Silva dos Santos
Escola de Administração da UFBA - Ondina
2 - Elizabeth Matos Ribeiro
Universidade Federal da Bahia - Escola de Administração
3 - FRANCISCO MARTON GLEUSON PINHEIRO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - DCH I - Campus I - Salvador/BA
4 - KATIA SILENE LOPES DE SOUZA ALBUQUERQUE
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) - Campus XIX

Reumo

A expectation gap diz respeito às diferenças de expectativas entre auditores e usuários sobre o trabalho da auditoria. Quanto maior esse gap, maior o risco de a auditoria perder sua legitimidade, o que poderá elevar o conflito de agência entre o auditor e o usuário do relatório. No Sistema Único de Saúde cabe à auditoria avaliar a eficácia dos controles internos, dimensionar os riscos e zelar pela boa governança. Assim, diante da atuação da Auditoria do SUS/BA é possível que haja uma percepção diversa das atividades desenvolvidas tanto pelos auditores como usuários do produto de auditorias.
O problema dessa pesquisa foi: como estão delineadas as diferenças de expectativas entre os auditores internos e os atores do Sistema de Governança e Gestão da Sesab em relação às funções atribuídas à auditoria interna no âmbito do SUS/BA? Assim, o objetivo foi identificar e analisar as possíveis diferenças entre o que o auditor interno da Auditoria do SUS/BA acredita ser sua atribuição e o que os atores que integram a estrutura do Sistema de Governança e Gestão da Sesab esperam que a auditoria interna realize, em relação ao propósito da auditoria e a responsabilidade do Auditor.
No contexto de assimetria informacional, a Auditoria do SUS/BA é tida como importante instrumento de governança pública. Ocorre que a expectation gap está intimamente relacionada à legitimidade em auditoria, sendo que quanto maior a lacuna existente, maior tende ser a propensão de a auditoria recair em uma crise de legitimidade (ALBUQUERQUE; DIAS FILHO; BRUNI, 2010). Estudos na área pública na temática indicam a presença do fenômeno (DANA, 2011; SOUZA; JÁCOME, 2020; PONGSAPAN, 2012; SANTOS; CALDAS, 2019; VANSTRAELEN et al., 2012; ALWARDAT, BENAMRAOUI; RIEPLE, 2015).
Tratou-se de estudo de natureza exploratória, com abordagem qualitativa, realizada no âmbito da Auditoria do SUS/BA. Os dados foram obtidos com fundamento na literatura, pesquisa documental e a partir de realização de entrevistas semiestruturadas com atores envolvidos, no período de fevereiro a maio de 2021. Por sua vez, os dados foram analisados por meio análise de conteúdo, seguida de triangulação de informações.
Os resultados foram analisados e discutidos considerando as categorias – Propósito da Auditoria e Responsabilidade do Auditor. Nas duas categorias foram evidenciadas lacunas de expectativas entre a percepção dos atores entrevistados e a dos auditores, corroborando com a literatura explorada. Portanto, diante dos sinais de distância da Auditoria do SUS/BA do grupo da Governança e Gestão da Sesab, adotar esforços no sentido de reduzir ou eliminar barreiras para promover o equilíbrio entre as partes envolvidas e impacto positivo em relação aos produtos de auditorias.
Os procedimentos adotados corroboraram para o atendimento dos objetivos do estudo, chegando à conclusão, a partir do lócus estudado, da existência de diferenças de expectativas entre auditores e atores do Sistema de Governança e Gestão da Sesab, referentes ao propósito da auditoria e às atribuições e responsabilidades dos Auditores. Para tanto, realizado o cotejamento de material teórico, empírico e normativo, fundamental para a estruturação da coleta, análise dos dados e geração de conhecimento em auditoria pública no contexto do SUS.
DANA, G. Audit Expectation Gap in The Public Sector in Romania. In:INTERNATIONAL CONFERENCE EUROPEAN INTEGRATION – NEW CHALLENGES, 7. 2011. Proceedings [...] Romênia, 2011. p. 1352-1358. SOUSA, R. G. de; JÁCOME, M. A. R. Expectation Gap: análise da percepção social quanto às responsabilidades do auditor independente. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 17, n. 45, p. 66-81, out-dez 2020. POWER, M. K. Auditing and the production of legitimacy.Accounting, Organizations and Society, Londres, v. 28, n. 4, p. 379-394, 2003.