Resumo

Título do Artigo

DIVULGAÇÃO DIVERTIDA: EPISTEME MERCADOLÓGICA DOS DISCURSOS PRODUZIDOS POR INFLUENCIADORES DIGITAIS ATRAVÉS DE MEMES
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Palavras Chave

Influenciadores Digitais
Memes
Discursos

Área

Marketing

Tema

Cultura e Consumo

Autores

Nome
1 - BRUNO MELO MOURA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - RECIFE
2 - Cassio Felipe Ferreira Santos
FACULDADE DE TECNOLOGIA GESTÃO & MARKETING (IBGM / FGM) - Boa vista
3 - Ewerton Pacheco da Silva
FACULDADE DE TECNOLOGIA GESTÃO & MARKETING (IBGM / FGM) - Recife

Reumo

Os influenciadores digitais despontam como um tema frutífero a ser investigado por pesquisas de marketing. Dentre os conteúdos capazes de ampliar o alcance mercadológico dos influenciadores digitais, os memes se destacam por serem conteúdos de marketing legitimados culturalmente através da interação com seus seguidores.
A pesquisa se debruçar na produção de conteúdos de memes como meio de produção discursiva dos influenciadores digitais. Logo, endossa a discussões da Consumer Culture Theory (CCT), considerando que explora tanto um conteúdo valorado culturalmente – i.e., memes – através das interações de uma temática com crescente relevância nas investigações de marketing – i.e., influenciadores digitais. Assim, o estudo busca compreender como a (re)produção de memes ressignifica os discursos das agências mercadológicas assumidas por influenciadores digitais?
Se os influenciadores impactam nas práticas de consumo de seus seguidores, é porque os consumidores confiam cada vez mais nesses agentes mercadológicos do que nas comunicações oficiais dos produtores ou detentores dos direitos do que consomem. Tal confiança se está disposta na maneira que os memes produzidos por influenciadores digitais são capazes de ressignificar saberes e relações mercadológicas. Logo, o estudo articula a relação exploradas pela investigação associadas à pesquisas de marketing: memes e influenciadores digitais
Em consonância ao objetivo da pesquisa de compreender como os memes (re)produzidos pelos influenciadores digitais ressignificam as agências mercadológicas que assumem, o estudo opta por realizar uma Arqueologia Foucaultiana. Tal abordagem permite identificar produções discursivas dispostas em relações sociais como as de mercado. Não por acaso, as pesquisas de consumo recorrem a analítica foucaultiana para investigar a produção, manutenção e institucionalização de discursos mercadológicos, buscando observar as regularidades discursivas e epistemes dispostas nas relações de mercado.
As formações discursivas identificadas apontam desvelam agências mercadológicas assumidas por influenciadores digitais através de (re)produção de memes. Por um lado, atuam como impressa, formando opinião e promovendo informações através de conteúdo memético. Por outro lado, assumem funções de produção, ao promover e endossar produtos e serviços a serem consumidos por seus seguidores a partir dos memes publicados em suas páginas.
A pesquisa indica que os memes funcionam como uma produção de marketing capaz de abstrair e ressignificar relações mercadológicas e sociais. Não por acaso, os resultados apontam os memes como uma maneira para influenciadores digitais transitar entre agências mercadológicas nas redes socais, produzindo discursos que emanam de uma divulgação divertida – i.e., engajável e humorística – muitas vezes caracterizada pela desconstrução de saberes ou condições pré-estabelecidas.
Denegri-Knott, J., Nixon, E., & Abraham, K. (2018). Politicising the study of sustainable living practices. Consumption Markets & Culture, 21(6), 554-573. Kravets, O. (2021). It’s no joke: The critical power of a laughing chorus. Marketing Theory, 21(3), 297-315. Souza-Leão, A. L. M. D., Moura, B. M., & Nunes, W. K. D. S. (2022). All in One: Digital Influencers as Market Agents of Popular Culture. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 24, 247-274.