1 - UESLLEI SOUSA REIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) - Campus Josefina Demes
2 - Juliana de Oliveira Cordeiro UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) - Campus Ministro Petrônio Portela
Reumo
O acesso rápido e fácil às informações através da internet provoca desafios quanto ao controle e gerenciamento delas. A percepção de liberdade pode favorecer a criação e disseminação de notícias falsas, problema presenciado por pessoas e instituições. Como podemos gerir notícias falsas e comportamentos oportunistas no fornecimento de informação?
Busca-se através deste caso contribuir para o desenvolvimento das habilidades de análise, diagnóstico e busca por soluções; despertar o aluno para possíveis ameaças; exercitar a criatividade na tomada de decisões e concepção de estratégias. Orientar acerca da responsabilidade pela informação e busca nos locais corretos (meios oficiais).
Os fatos apresentados no enredo do caso para ensino foram inspirados em acontecimentos reais verificados no Instituto Federal do Piauí. Apesar da história ser fictícia, acontecimentos nesse sentido eventualmente ocorrem na instituição. As informações são oriundas do IFPI, extraídas através da Diretoria de Comunicação e do site da instituição. A página oficial do IFPI no instagram também constitui fonte de dados.
O caso pode ser utilizado em disciplinas de graduação e pós-graduação (lato sensu), nos cursos de tecnologia da Informação, Comunicação Social, Administração e Gestão Pública, que discutam temas como: imagem institucional, gestão, crise, divulgação (e suas ferramentas), comunicação estratégica.
Hubner, Bruna Henrique, and Janrie Rodrigues Reck. "Liberdade De Expressao E O Fenomeno Das Fake News No Brasil/Libertad De Expresion Y El Fenomeno De Las Fake News En Brasil." Revista Thesis Juris 11.1 (2022): 136.
Osni Oliveira Noberto Da Silva. "O Trabalho Docente E O Enfrentamento Das Fake News E Fake Knowledge." Revista Espaço Acadêmico 20.226 (2021): Revista Espaço Acadêmico, 2021, Vol.20 (226).