Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE ECONOMIA CIRCULAR (EC) E LOGÍSTICA REVERSA (LR): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Logística Reversa
Economia Circular
Methodi Ordinatio

Área

Operações

Tema

Economia Circular

Autores

Nome
1 - Ricardo Niehues Buss
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração
2 - Rafael Rotta Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Florianopolis
3 - Marcia Barros de Sales
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração
4 - Claudelino Martins Dias Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Ciências da Administração

Reumo

A logística reversa (LR) é uma das propostas da economia circular (EC), a qual busca o fim de uma sociedade de descartes, mediante a reformulação do sistema econômico linear para circular. Tanto a LR como a EC circular passaram a ser mais discutidas nos últimos anos, devido à preocupação com o meio ambiente e com a imagem das organizações. A LR está voltada às práticas para o retorno dos materiais já utilizados ao ciclo produtivo, enquanto a EC é um conceito mais amplo, onde os resíduos desempenham papel importante na cadeia de produção e se tornem recursos novamente.
A logística reversa (LR) pode ser considerada uma ferramenta/método para se alcançar os objetivos pautados na economia circular (EC): redução; reutilização; recuperação e reciclagem de materiais e energia. Porém, apesar de serem conceitos interligados, não se observam muitos estudos relacionando a LR à EC. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar a co-existência de abordagens entre logística reversa e economia circular, por meio de uma revisão sistemática da literatura, e ainda estabelecer o grau de aprofundamento existente entre as temáticas.
Quanto à relação entre os temas logística reversa (LR) e economia circular (EC), percebe-se que esses costumam ser confundidos e podem considerados conceitos complementares, sendo a LR uma prática dentro da EC, que é mais abrangente e envolve também outros mecanismos. Porém, existem pontos divergentes entre os dois conceitos, pois a LR possui procedimentos voltados exclusivamente para negócios, o que diverge da visão da EC centrando-se em relações do tipo ganha/ganha, pontuando tanto aspectos econômicos, sociais e ainda ambientais (GENOVESE et al. 2017; PEREIRA et al., 2020).
Das 506 publicações encontradas foram selecionadas dez com maior relevância de acordo com a metodologia Methodi Ordinatio para análise. Destas, apenas no artigo “The relationship between green supply chain management and performance: A meta-analysis of empirical evidences in Asian emerging economies” identifica-se a coexistência de abordagens entre logística reversa (LR) e economia circular (EC), as demais publicações discutem prioritariamente EC onde foram pontuados alguns pequenos trechos relacionados a LR.
Mesmo que os dois conceitos LR e EC encontrem-se interligados, não foram identificados aprofundamentos sobre esta relação. Os resultados sugerem que entre 2016 e 2020 as publicações sobre esses temas aumentaram mais de 400%. Sobre o perfil dos periódicos, todos possuem fatores de impacto relevantes. No que se refere ao perfil metodológico, seis artigos se valeram de análise e revisão de literatura, e quatro adotaram estudos de caso. Da análise dos contextos das publicações, verificou-se que a maioria dos artigos não se aprofundou no entendimento das relações entre LR e EC.
GENOVESE, A., ACQUAYE, A.A., FIGUEROA, A., Koh, S.C.L. Sustainable supply chain management and the transition towards a circular economy. Evidence and some applications Omega. v. 66, 2017. PEREIRA, R.; DE NADAE, J. Economia Circular ou Logística Reversa? Uma análise da literatura. Revista de Logística da FATEC, Carapicuíba, V. 11, nº 1, 2020. GENG, R., MANSOURI, S.A. E AKTAS, E. The relationship between green supply chain management and performance: A meta-analysis of empirical evidences in Asian emerging economies. International Journal of Production Economics. V.183, 2017.