FLUXO DE RETÓRICAS PARA A SELEÇÃO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: avaliação do modelo por especialistas para o desenvolvimento profissional autodirigido e para a construção de carreira
Orientação Profissional
Carreira
Instrumentos Autodirigidos
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Carreiras de Pessoas e Organizações
Autores
Nome
1 - Marcello Vinicius Doria Calvosa UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - DCAd-ICSA / Grupo de Pesquisas GeCaPEP
2 - Patricia Viveiros de Castro Krakauer Faculdade de Tecnologia Sebrae (FATEC SEBRAE) - Fatec Sebrae
Reumo
A aplicação de processos de orientação profissional propicia oportunidade de maior expressão, de ponderação e de aproveitamento do potencial dos indivíduos, tanto em parceria com as organizações como em iniciativas autônomas. Percebe-se uma necessidade crescente de orientação profissional entre os colaboradores no ambiente de trabalho, para que haja decisões mais harmônicas e mais estáveis de carreira. Assim, um instrumento que auxilie nesse processo necessário para que o indivíduo possa avançar em seu desenvolvimento profissional de forma mais clara e adequada para o seu momento de carreira.
Trata-se de um projeto amplo de elaboração e validação de um modelo, no momento considerado um artefato em desenvolvimento. Artigo anterior foi publicado no XXIV SEMEAD e encontra-se em submissão em periódico indexado, sendo este a segunda fase deste projeto que busca respostas com especialistas em orientação profissional sobre o modelo Fluxo de Retóricas para a Seleção de Orientação Profissional como potencial instrumento para o desenvolvimento profissional. Possui como objetivo investigar a percepção de um grupo de especialistas sobre o modelo em questão.
Buscou-se fundamentos teóricos sobre orientação profissional, sobre carreira e o uso de instrumentos autodirigidos de orientação profissional. Os autores consideraram que essas três temáticas trariam alicerces para a pesquisa empírica realizada. Para as três temáticas foram investigados autores atuais, apresentando conceituação e contextualização levantadas em tais artigos.
O presente artigo é uma das etapas de um projeto de elaboração e validação de um modelo. Trata-se, portanto, de um artigo exploratório, qualitativo, que utilizou como método o levantamento qualitativo com especialistas que será o alicerce para a elaboração futura de uma pesquisa Delphi, considerada de predileção de acadêmicos quando se trata de coletar dados com especialistas. Participaram 29 especialistas, convidados por acessibilidade. A coleta de dados ocorreu através de um questionário disponibilizado online. E a análise de dados utilizou a técnica de análise de conteúdo.
Foram elencadas seis categorias para a análise de conteúdo e respectivas unidades de contexto, a saber: (i) definição orientação profissional; (ii) habilidades; (iii) capacidade/conhecimento; (iv) aprimoramento; (v) associação; e (vi) representação gráfica. Foi realizada a análise de palavras-chave. Tal análise trouxe a percepção dos especialistas sobre a conceituação de orientação profissional, um ranking sobre habilidades, capacidade e conhecimento, bem como a necessidade de aprimoramento do modelo, de associação com outras ferramentas e de como seria a melhor representação gráfica.
A pesquisa bibliográfica reafirmou pontos já levantados em artigo anterior e alicerçou resultados obtidos com a pesquisa empírica realizada. Com o levantamento realizado com especialistas percebeu-se que o artefato atende a várias necessidades empresariais e acadêmicas, principalmente pelo fato de que os respondentes consideraram que em nada mudariam no modelo, mas sugeriram pontos de melhoria, como a parte visual e a associação gráfica com um formato de fluxograma. Foram mencionadas limitações do estudo e a pesquisa futura será a pesquisa delphi subsequente.
Foram levantadas 27 referências atuais sobre as temáticas em estudo. As referências completas podem ser visualizadas no artigo.