Resumo

Título do Artigo

RELAÇÃO ENTRE LITERACIA FINANCEIRA, VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS E DECISÕES FINANCEIRAS: um estudo com gestores de Pequenos Negócios Empresariais do setor terciário da região Nordeste do Brasil
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Literacia financeira pessoal
Pequenos Negócios Empresariais
Decisões financeiras empresariais de curto prazo

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Ivanilda Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - CCSA
2 - Denis Forte
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Silvia Franco de Oliveira
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA

Reumo

Cada vez mais a literacia financeira (LF) tem chamado a atenção de pesquisadores de várias partes do mundo. E muito embora seja uma importante habilidade de gestão financeira de negócios para gestores e potenciais empreendedores, são poucos os artigos que abordam a importância da LF para a tomada de decisão financeira de gestores de Pequenos Negócios Empresariais (PNEs). Utilizando Modelagem de Equações Estruturais, este artigo faz uma análise da relação entre fatores demográficos, LF e decisões financeiras de curto prazo de gestores de PNEs do setor terciário da região Nordeste.
Problema de pesquisa: qual a relação entre as variáveis demográficas, literacia financeira pessoal e decisões financeiras curto prazo de gestores de PNEs do setor terciário da região Nordeste? Objetivo: O propósito deste artigo foi investigar a relação entre os fatores demográficos, literacia financeira pessoal e decisões financeiras de curto prazo de gestores de PNEs do setor terciário da região Nordeste do Brasil.
Para o desenvolvimento deste trabalho foi adotada a definição de LF de Huston (2010), em que o autor dá ênfase às dimensões conhecimento e comportamento financeiros. Assim, no mês de maio de 2021 foi realizado um levantamento na base de dados da Web of Science com o objetivo de identificar os artigos que tratam de fatores pessoais que afetam as decisões financeiras. A partir do referencial teórico foi elaborado o modelo teórico que serviu de base para investigar empiricamente a relação entre as variáveis demográficas, literacia financeira pessoal e tomada de decisões financeira.
O universo de abrangência da pesquisa foram os PNEs do setor terciário da região Nordeste, e os sujeitos de pesquisa foram os gestores dos PNEs do referido setor. A abordagem da pesquisa é quantitativa, e a natureza é de caráter descritivo-explicativa. O instrumento utilizado para captar os dados foi um questionário elaborado com questões fechadas. A coleta de dados se configurou como transversal única (one-shot) e durou dois meses. O método de amostragem foi o não-probabilístico, por conveniência e para testar o modelo foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais.
A maioria dos respondentes era do sexo masculino, escolarizada e com idade média de 34 anos. O modelo foi testado utilizando a Modelagem de Equações Estruturais. Na primeira rodada, os valores da variância média extraída ficaram abaixo de 0,5, assim como a confiabilidade composta ficou abaixo de 0,7. Para verificar quais itens tinham baixa explicação para o modelo, foi executado no PLS o algoritmo das cargas cruzadas. Na segunda rodada os valores foram ajustados, alcançando os critérios estatísticos de validade convergente e discriminante. Das sete hipoteses testadas, três foram suportadas.
Utilizando a Modelagem de Equação Estrutural, a conclusão a que se chega é que as variáveis demográficas não influenciam a tomada de decisão, pois não têm significância estatística para o público alvo. Mas, se pode afirmar que o gênero e a escolaridade influenciam o nível de LF dos gestores, corroborando com os achados da maioria dos estudos sobre o tema. Entretanto, não foi encontrada significância estatística da variável idade com o nível de LF. Pela classificação de Cohen (2013), o poder de explicação do modelo encontra-se no intervalo de média a grande explicação.
ABEBE, G.; TEKLE, B.; MANO, Y. Changing saving and investment behaviour: the impact of financial literacy training and reminders on micro-business. Journal of African Economies, v. 27, n. 5, p. 587- 611, 2018. ERCEG, N.; GALIC, Z.; VEHOVEC, M. What determines financial literacy? In search of relevant determinants. Revija Za Socijalnu Politiku, v.26, n. 3, p. 293-313, 2019. HAIR Jr., J. F.; HULT, G. T. M.; RINGLE, C M.; SARSTEDT, M. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). California: Sage Publications, 2016.