RELAÇÃO ENTRE LITERACIA FINANCEIRA, VARIÁVEIS DEMOGRÁFICAS E DECISÕES FINANCEIRAS: um estudo com gestores de Pequenos Negócios Empresariais do setor terciário da região Nordeste do Brasil
1 - Ivanilda Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - CCSA
2 - Denis Forte UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
3 - Silvia Franco de Oliveira UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - CCSA
Reumo
Cada vez mais a literacia financeira (LF) tem chamado a atenção de pesquisadores de várias partes do mundo. E muito embora seja uma importante habilidade de gestão financeira de negócios para gestores e potenciais empreendedores, são poucos os artigos que abordam a importância da LF para a tomada de decisão financeira de gestores de Pequenos Negócios Empresariais (PNEs). Utilizando Modelagem de Equações Estruturais, este artigo faz uma análise da relação entre fatores demográficos, LF e decisões financeiras de curto prazo de gestores de PNEs do setor terciário da região Nordeste.
Problema de pesquisa: qual a relação entre as variáveis demográficas, literacia financeira pessoal e decisões financeiras curto prazo de gestores de PNEs do setor terciário da região Nordeste?
Objetivo: O propósito deste artigo foi investigar a relação entre os fatores demográficos, literacia financeira pessoal e decisões financeiras de curto prazo de gestores de PNEs do setor terciário da região Nordeste do Brasil.
Para o desenvolvimento deste trabalho foi adotada a definição de LF de Huston (2010), em que o autor dá ênfase às dimensões conhecimento e comportamento financeiros. Assim, no mês de maio de 2021 foi realizado um levantamento na base de dados da Web of Science com o objetivo de identificar os artigos que tratam de fatores pessoais que afetam as decisões financeiras. A partir do referencial teórico foi elaborado o modelo teórico que serviu de base para investigar empiricamente a relação entre as variáveis demográficas, literacia financeira pessoal e tomada de decisões financeira.
O universo de abrangência da pesquisa foram os PNEs do setor terciário da região Nordeste, e os sujeitos de pesquisa foram os gestores dos PNEs do referido setor. A abordagem da pesquisa é quantitativa, e a natureza é de caráter descritivo-explicativa. O instrumento utilizado para captar os dados foi um questionário elaborado com questões fechadas. A coleta de dados se configurou como transversal única (one-shot) e durou dois meses. O método de amostragem foi o não-probabilístico, por conveniência e para testar o modelo foi utilizada a Modelagem de Equações Estruturais.
A maioria dos respondentes era do sexo masculino, escolarizada e com idade média de 34 anos. O modelo foi testado utilizando a Modelagem de Equações Estruturais. Na primeira rodada, os valores da variância média extraída ficaram abaixo de 0,5, assim como a confiabilidade composta ficou abaixo de 0,7. Para verificar quais itens tinham baixa explicação para o modelo, foi executado no PLS o algoritmo das cargas cruzadas. Na segunda rodada os valores foram ajustados, alcançando os critérios estatísticos de validade convergente e discriminante. Das sete hipoteses testadas, três foram suportadas.
Utilizando a Modelagem de Equação Estrutural, a conclusão a que se chega é que as variáveis demográficas não influenciam a tomada de decisão, pois não têm significância estatística para o público alvo. Mas, se pode afirmar que o gênero e a escolaridade influenciam o nível de LF dos gestores, corroborando com os achados da maioria dos estudos sobre o tema. Entretanto, não foi encontrada significância estatística da variável idade com o nível de LF. Pela classificação de Cohen (2013), o poder de explicação do modelo encontra-se no intervalo de média a grande explicação.
ABEBE, G.; TEKLE, B.; MANO, Y. Changing saving and investment behaviour: the impact of financial literacy training and reminders on micro-business. Journal of African Economies, v. 27, n. 5, p. 587- 611, 2018.
ERCEG, N.; GALIC, Z.; VEHOVEC, M. What determines financial literacy? In search of relevant determinants. Revija Za Socijalnu Politiku, v.26, n. 3, p. 293-313, 2019.
HAIR Jr., J. F.; HULT, G. T. M.; RINGLE, C M.; SARSTEDT, M. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). California: Sage Publications, 2016.