1 - Antonio Messias Valdevino UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
2 - PABLO RAMON DE LIMA PINHEIRO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
3 - Achilem Estevam da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - João Pessoa
4 - Rita de Cássia de Faria Pereira UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRACAO/PPGA
Reumo
O caso é uma narrativa que traz a história real da criação de um movimento criado para a reparar e/ou minimizar danos ocasionados ao ambiente e à comunidade que viviam no entorno de rios do município de João Pessoa/PB e dali se sustentavam. O caso aborda questões teóricas voltadas à Marketing e Sociedade, podendo ser destinado como forma de ilustração em disciplinas que tenham tal abordagem, como, por exemplo, Responsabilidade Social.
Este caso tem o objetivo educacional de discutir os impactos de marketing ao ambiente, fazendo uma contextualização das ações do Movimento SOS Cuiá, que atua como numa perspectiva de reparar tais externalidades. Dessa forma, inicialmente se recomenda que o discente seja estimulado a identificar quais são os problemas apresentados no caso com a falta de cuidados nos rios, apresentando as externalidades negativas que são denotadas.
A história é (real) da ONG S.O.S Cuiá é contada tendo como principais pontos os diálogos de José e Francisco, personagens criados com inspiração no presidente e no diretor geral da entidade. Para que isso fosse possível, foi estruturado um dossiê com dados que pudessem denotar a estrutura do movimento, apontando o histórico, as ações e as demais características que circundam a atuação dela.
Foram utilizados dados primários e secundários, os primeiros contemplam uma entrevista coletiva realizada com dirigentes da ONG, e teve sua coleta realizada em 06 de dezembro de 2021.
O caso traz à tona uma discussão que retrata aspectos voltados sobre os impactos ambientais, trazidos pela própria conjuntura estrutural da cidade ou por consequência de um crescimento do mercado e/ou industrialização. Tal narrativa e aspectos envolvidos podem contextualizar discussões em relação a impactos ambientais e, por tanto, pode ser utilizado em disciplinas que tenham esse foco, em de graduação e pós-graduação em Administração e Marketing.
CINNER, Joshua E. et al. Markets and the crowding out of conservation‐relevant behavior. Conservation Biology, v. 35, n. 3, p. 816-823, 2021.
FRY, M.-L.; POLONSKY, M. J. Examining the unintended consequences of marketing. Journal of Business Research, 57, 1303-1306, 2004.
SILVA, AB da; BANDEIRA-DE-MELLO, R. Aprendendo em Ação: utilização de Casos na Inovação no Ensino e Aprendizagem. João Pessoa: Editora UFPB, 2021.
SQUIRES, Dale et al. Mitigating bycatch: novel insights to multidisciplinary approaches. Frontiers in Marine Science, p. 3, 2021.