Resumo

Título do Artigo

APLICAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DE DESEMPENHO DE FERREIRA E OTLEY (2009) EM UMA AUTARQUIA INTERMUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTO – UM ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

SISTEMA DE CONTROLE DE GESTÃO
MANAGEMENT CONTROL SYSTEM
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - DANIELE GALVÃO RODRIGUES
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - PASSO FUNDO
2 - RODRIGO ANGONESE
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - PPGAdm/FEAC

Reumo

Nos últimos anos, tem-se observado mudanças e inovações no que concerne ao planejamento e controle na administração pública, essenciais para o sucesso das organizações, de modo que a aplicação de sistemas de controle de gestão tem se difundido para essa área da administração (VERBEETEN, 2008). O presente estudo teve objetivo estudar o modelo de gestão de desempenho de uma autarquia intermunicipal de água e esgoto, à luz do modelo PMS proposto por Ferreira e Otley (2009).
O estudo foi realizado em uma autarquia, a qual consiste em uma importante organização responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário para municípios da região meio-oeste de Santa Catarina. A organização tem passado por significativos processos de modernização em seus serviços e procedimentos.
A organização estudada, pertencente ao poder público municipal, exerce papel fundamental para o desenvolvimento da região onde fica instalada e, seguindo a tendência da Nova Gestão Pública, cada vez mais, tem buscado a eficiência e eficácia, de modo a atender a exigências legais e do contexto atual. Diante disso, tendo em vista a importância dos controles de gestão nesse contexto, o presente estudo procurou responder à seguinte questão-problema: “Como se apresenta o sistema de controle gerencial praticado pela referida organização, fundamentando-se nos estudos de Ferreira e Otley (2009)?”.
Pretendeu-se verificar como o modelo PMS (Performance Management System) se apresenta na organização estudada, bem como a aplicabilidade do modelo, além de identificar os possíveis benefícios e contribuições e a força e coerência do sistema de gestão adotado pela organização estudada, fundamentando-se no framework de Ferreira e Otley.
Verificou-se o alinhamento entre objetivos, estratégias e metas da organização. Há mecanismos de monitoramento e acompanhamento das estratégias, cabendo maior investigação quanto ao controle diagnóstico. A organização desenvolve a avaliação coletiva, cabendo oportunidades de estudos futuros que avaliem a percepção dos servidores em relação a tais medidas e sua eficácia. Há indicativos de que o controle interativo aconteça mais nos níveis estratégicos e táticos, enquanto em nível operacional, há indícios de predominância do controle diagnóstico.
Considerando a relevância da autarquia, o presente estudo, considerado piloto, permite apontar para outros que poderão analisar aspectos diversos dos sistemas de gestão em outras perspectivas e sob outras óticas. Uma análise mais completa e robusta do sistema de controle gerencial praticado pela organização, à luz do modelo proposto por Ferreira e Otley, poderá contribuir, ainda mais, para a eficiência e eficácia da gestão da organização, havendo diversas oportunidades de pesquisa.