Resumo

Título do Artigo

A SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL NOS CAMPI DA UFSM: PERCEPÇÃODOS SERVIDORES E SUGESTÕES DE MELHORIAS
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Palavras Chave

Acolhimento
Gestão de Pessoas
Multicampi

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Graziela dos Santos Salvi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Auditoria
2 - Mariane Beatriz Wittmann
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CCSH
3 - David Lorenzi Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Reumo

No contexto das mudanças políticas, sociais e econômicas do mundo atual, existe um ambienteturbulento que assola as organizações, advindos da globalização, da concorrência, das inovações tecnológicas, que colocam em risco as estruturas organizacionais (CHAVES; ALBUQUERQUE, 2019). Nesse cenário de transformações, a administração pública é impulsionada a buscar estratégias e elaborar processos de reestruturação, visando envolver os colaboradores e a sua permanência na organização (SANCHO, et. al., 2022, CAVALCANTE, 2018).
Nesse contexto, estão as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), as quais apresentam particularidades em relação às demais instituições, o que exige um quadro de pessoal com competências diferenciadas. Elas devem desenvolver estratégias voltadas para o contínuo planejamento e desenvolvimento das funções que envolvem seus servidores, a fim de que eles sejam capazes desempenhar suas funções com competência, ânimo, confiança, compromisso e ética e, com isso, apresentar serviços de alta eficiência à sociedade.
Dentro dessa perspectiva, da exigência cada vez maior de servidores preparados e qualificados para atenderem as demandas da sociedade e diante da possibilidade de encontrar subsídios para melhorar a socialização organizacional dos servidores lotados nos campi de uma Instituição Federal de Ensino Superior, a questão maior, que se apresenta como problemapara esta pesquisa, é: Como ocorre o processo de socialização organizacional dos servidores ingressantes nos campi da Universidade Federal de Santa Maria?
O estudo objetivou analisar como ocorre o processo de socialização organizacional dos servidores ingressantes nos campi da Universidade Federal de Santa Maria. Para isso, o procedimento da coleta de dados foi desenvolvido em duas etapas: a parte qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com os gestores dos campi de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões e a parte quantitativa, onde aplicou-se uma survey estruturada com 23 questões fechadas, disponibilizada aos servidores ingressantes na instituição no período de 2016 a 2018, com lotação fora da sede da UFSM.
A partir do objetivo proposto, foi possível verificar que a instituição sede possui um programa de socialização organizacional estruturado, voltado a todos os campus de maneira geral. Porém, quando se trata da realidade específica de cada campi, os resultados são de socialização insatisfatórios, representados pelos resultados das análises qualitativa e quantitativa, demonstrando a falta de um repasse da cultura organizacional da instituição, verificando-se algumas fragilidades e fragmentos a serem supridos.
A partir da pesquisa, foi possível verificar a importância do planejamento antecipado para a recepção de novos funcionários, propiciando a interação com novos colegas, adaptação de normas e valores, atribuição de significado aos procedimentos organizacionais, além de reduzir o grau de incerteza e ansiedade que este período causa (CHAO et al., 1994). O setor de gestão de pessoas de uma instituição, ao estudar e planejar um programa formal e direcionado a socialização dos seus servidores, estará fazendo um investimento no crescimento, desenvolvimento e desempenho desses indivíduos.