Resumo

Título do Artigo

ANITTA E SUA NOVA EXPERIÊNCIA COMO PROFESSORA: um caso para ensino
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Palavras Chave

Professor
Saberes docentes
Anitta

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Gabriele Ferreira da Silva
PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - Administração
2 - Vivian Moura da Costa
PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - Universidade Estadual do Ceará
3 - Sheyla Maria Sales de Mesquita
PROGRAMA DE POS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGA UECE - Administração
4 - Adriana Teixeira Bastos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

Este caso para ensino aborda a atuação da cantora Anitta em uma instituição de ensino superior como docente. Utiliza dados secundários de jornais e redes sociais. Tem o objetivo refletir e debater sobre a importância dos saberes necessários na prática docente, tanto no ensino presencial quanto a distância. Visa agregar reflexões à temática dos saberes docentes e proporcionar ao aluno o conhecimento sobre a docência, alinhado à uma perspectiva contemporânea. A sua aplicabilidade é sugerida aos cursos de pós-graduação stricto sensu da área de Administração e afins, além de Educação.
O objetivo deste caso é provocar reflexões e debates em torno dos conteúdos relacionados aos saberes e práticas docentes, constituídos cientificamente, necessários ao exercício da profissão. Também possibilita a oportunidade de discutir sobre as características da educação a distância.
O caso obteve como fonte: livros, sites, artigos e as redes sociais Instagram e Twitter, que contemplam os conceitos técnicos e teóricos quanto aos elementos em estudo, como as opiniões dos indivíduos para a proposta do curso com a participação da cantora.
O caso pode ser aplicado sobretudo em disciplinas de Ensino e Pesquisa em Administração, Ensino e Aprendizagem em Administração e Prática Docente, destinado aos alunos de Mestrado e Doutorado, principalmente de Administração e áreas afins, mas também pode ser aplicado à área de Educação.
a) MASETTO, Marcos Tarciso. Competência Pedagógica do Professor Universitário. 2 ed. rev. São Paulo: Summus, 2012; b) PATRUS, Roberto; LIMA, Manolita Correa. A formação de professores e de pesquisadores em administração: contradições e alternativas. Revista Economia & Gestão, v. 14, n. 34, p. 4-29, 2014; c) TARDIF, Maurice. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes, 2012 e d) Documentário “Anitta: Made in Honório”.