Gestão pública
Gestão de integridade.
Organização Pública.
Área
Administração Pública
Tema
Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades
Autores
Nome
1 - Carlos Alberto Day Stoever UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
2 - Greici Sarturi UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Administração - Palmeira das Missões
Reumo
Dentre as questões que vem ganhando destaque nas discussões sobre teoria dos stakeholders está a ética corporativa, uma vez que a reflexão de como a ética das organizações é afetada pelas ações dos stakeholders é um desafio para a gestão de empresas, o qual também está presente na gestão pública. As condutas antiéticas estão ligadas diretamente às práticas de corrupção, condenáveis pela sociedade, que demanda por uma postura íntegra. Este estudo analisou a relação entre compliance e a prevenção de fraude e corrupção na relação das organizações públicas com seus fornecedores.
Este estudo analisou a relação entre compliance e a prevenção de fraude e corrupção na relação das organizações públicas com seus fornecedores.
Seu objetivo foi identificar quais os elementos dos programas de compliance relacionados aos fornecedores mais repercutem no enfrentamento à fraude e corrupção.
2.1 GESTÃO DE STAKEHOLDERS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS - DONALDSON; PRESTON, 1995; MITCHEL, AGLE; WOOD, 1997; BRIDOUX; STOELHORST, 2014; TANTALO; PRIEM, 2016. ROLO, 2020.
2.2 PROGRAMAS DE COMPLIANCE - Mees (2018. Chandler (2014. BAUDOT; HUANG, 2020.
2.3 CORRUPÇÃO - CRAGG, 2018; KIM et al., 2018. Leal e Ritt, 2017.
2.4 PROGRAMAS DE COMPLIANCE APLICADOS NA GESTÃO DE STAKEHOLDERS FORNECEDORES - NICHLOLS; DOWDEN, 2019. GAUR; GHOSH; ZHENG, 2019. PERELLA, 2020.
Quando do começo da pesquisa, imaginava-se que o principal diferencial para o sucesso de um programa de compliance seria a exigência de que os fornecedores também os adotassem. Porém, contrariando as expectativas e as considerações feitas por Zilioto (2020) e Aguirre de Castro (2021), os resultados encontrados indicaram que tal fator não possui o protagonismo antes pensado, não possuindo relevância para a robustez dos programas de compliance. Papel este ocupado pela realização de due diligence na escolha dos stakeholders.
A pesquisa permite concluir que a realização de due diligence pelas organizações públicas na contratação dos fornecedores apresenta-se como fator primordial para o sucesso dos programas de compliance, validando a premissa trazida por Pinheiro, Lorca e Araújo (2021). A pesquisa também encontra 08 modelos de configuraçõesm relacionadas aos fornecedores, dos programas de compliance das organizações públicas - identificado 03 modelos que mais impactam o combate à fraude e à corrupção.
BAUDOT, L.; HUANG, Z.; WALLACE, D. Stakeholder perceptions of risk in mandatory corporate responsibility disclosure. Journal of Business Ethics, v. 172, n. 1-2, 2020.
HAUSER, C. Trade-control compliance in SMEs: do decision-makers and supply chain position make a difference? Journal of Business Ethics, 2021.
ROBBINS, David. 2022, 25 de Janeiro. Combating Fraud in Government Procurement – Stakeholder Perspectives on False Claim Act Enforcement & Compliance.