Desenvolvimento Sustentável
Sustentabilidade
Compras Públicas
Área
Artigos Aplicados
Tema
Administração Pública
Autores
Nome
1 - Willian José de Souza UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Itajaí
2 - Franciane Reinert Cé University of Wisconsin - Stevens Point - Stevens Point
3 - Miriam Vigil de Oliveira UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa Mestrado Profissional em Gestão, Internacionalização e Logística
Reumo
As compras representam uma boa fração dos gastos públicos no país, por isso, precisam ser realizadas com economicidade e transparência, objetivando a otimização dos recursos públicos e contemplando critérios sustentáveis. Inserida neste contexto encontra-se a UNIPAMPA. Desenvolvemos um estudo de caso realizando entrevistas semiestruturadas em funções relacionadas diretamente ao contexto do estudo, buscando conhecer as práticas realizadas e o nível de conhecimento por parte dos gestores em relação as compras públicas sustentáveis.
Devido aos enormes volumes de recursos envolvidos, as compras públicas podem impactar diretamente ou indiretamente o meio ambiente. Neste sentido, conhecer as práticas realizadas bem como, o nível de conhecimento por parte dos gestores em relação às compras públicas sustentáveis será determinante para a compreensão das ações realizadas pela UNIPAMPA.
DA complexidade do tema fica evidenciada através das legislações e normas relacionadas a compras públicas sustentáveis, contribui para esta problemática o baixo número de fornecedores habilitados. Não menos importante, o nível de especialização à cerca do tema pelos gestores, pode se tornar um obstáculo ao sucesso das práticas desejadas.
O objetivo deste estudo, está centrado em conhecer e compreender os critérios de sustentabilidade utilizados nos processos de compras da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA. Justifica-se que esta temática abrange questões associadas diretamente ao bem estar social, uma vez que pode impactar o meio ambiente.
Como resultado, verificou-se que embora existam regramentos que direcionam a instituição a aplicar critérios ambientais, fatores internos e externos como: pouco conhecimento técnico, restrição orçamentárias, carência de fornecedores e pouca fiscalização, são impeditivos à implementação integral de compras públicas sustentáveis na UNIPAMPA.
Este estudo proporciona uma base literária de um tema complexo que são as compras públicas sustentáveis, demonstrando as realidades nas vividas por atores nos processos de compras públicas, evidenciando-se as lacunas existentes entre a teria e sua aplicabilidade na prática.