Consumo de alimentos
Avaliação do produto
Multigrupo
Área
Marketing
Tema
Comportamento do Consumidor
Autores
Nome
1 - Caio Victor de Paula Sousa UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - ITAPERY
2 - Lucas Lopes ferreira de Souza UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas
Reumo
Há diversos fatores estudados sobre a escolha dos alimentos, entre eles tem-se: fatores internos, externos, pessoais, cognitivos, cultural, socioeconômico e educacional. Com o propósito de avaliar restritamente a percepção e avaliação do consumidor em relação ao a comida, considerou-se apenas variáveis relacionadas aos fatores internos (atributos relacionados à comida: sabor, aparência e gosto), fatores cognitivos (atributos relacionados à cognição: preocupação com saúde e despesa) e fatores pessoais (atributos relacionados às emoções individuais: satisfação com o alimento, culpa e vergonha).
Para compreender plenamente as complexidades envolvidas na formação e mudança de atitudes em relação aos alimentos, esta investigação busca compreender porque determinado tipo de alimento é melhor avaliado pelo consumidor? O objetivo deste estudo é compreender as preferências alimentares dos consumidores. Como objetivo específico, buscou-se identificar o impacto dos fatores internos e cognitivos nos fatores emocionais do consumidor, como também, compreender as preferências alimentares nos diferentes tipos de comida anunciada (fastfood, comida vegetariana e churrasco).
Vários fatores atuam na avaliação e aceitação alimentar por parte do consumidor. Os principais fatores estudados na literatura sobre alimentos são: fatores internos, externos, pessoais, cognitivos, cultural, socioeconômico e educacional. Com o propósito de avaliar restritamente a percepção e avaliação do consumidor em relação ao tipo de comida, considerou-se apenas variáveis relacionadas aos fatores internos (atributos relacionados à comida), fatores cognitivos (atributos relacionados à cognição) e fatores pessoais (atributos relacionados às emoções individuais).
A coleta de dados foi por acessibilidade, em que foi utilizado o google forms. 779 pessoas participaram deste estudo Os participantes usaram este formulário para expressar suas opiniões acerca da avaliação do tipo de comida anunciada fastfood (n = 445, 57,1%), comida vegetariana (n = 181, 23,2%) e churrasco (n = 153, 19,6%). Foi utilizada Modelagem de Equações Estruturais e Multigrupo por meio do software AMOS.
Foi identificado que Avaliação Estética e Atitude a Comida influenciam na Satisfação e na Vergonha. A Despesa com Comida influencia na Satisfação. Nenhuma das três influenciam na Culpa. A Satisfação e a Vergonha influenciam na Avalição da Comida, porém a Culpa não apresentou efeito significativo. Também foi encontrada diferença entre os tipos de alimentos. Com a comida vegetariana apresentando maior diferenças com relação a fast food e churrasco.
Em conclusão, pode-se dizer que as pessoas preferem comer o que gostam. É evidente que uma pessoa seleciona alimentos em vez de nutrientes. Assim, a seleção de alimentos é extremamente importante para que as informações obtidas em laboratórios nutricionais sejam amplamente aplicadas. Os hábitos alimentares pessoais e a escolha do estilo de vida têm sido focados mais recentemente porque alguns dos distúrbios comumente prevalentes, como doença cardíaca coronária, obesidade, câncer, acidente vascular cerebral, etc., estão intrinsecamente ligados a eles.
Kumar, S., Jain, A., & Hsieh, J. K. (2021). Impact of apps aesthetics on revisit intentions of food delivery apps: The mediating role of pleasure and arousal. Journal of Retailing and Consumer Services, 63, 102686.
Jiang, Y., King, J. M., & Prinyawiwatkul, W. (2014). A review of measurement and relationships between food, eating behavior and emotion. Trends in Food Science & Technology, 36(1), 15-28.