Resumo

Título do Artigo

A APRENDIZAGEM DOS PREGOEIROS À LUZ DO KNOWING-IN-PRACTICE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pregoeiros
Aprendizagem
knowing-in-practice

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Adriana Pancotto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Administração

Reumo

Os pregoeiros são os agentes públicos responsáveis pela condução dos processos licitatórios para a aquisição de bens e serviços comuns na administração pública brasileira. Eles desempenham uma atividade estratégica à eficiente utilização dos recursos públicos com vistas ao desenvolvimento nacional sustentável. As capacitações formais e prescritivas têm sido insuficientes ao desenvolvimento das competências requeridas dos pregoeiros. Dar visibilidade aos elementos tácitos da aprendizagem, desenvolvidos em prática situacionais e, até então não identificados, torna-se relevante.
Diante do contexto exposto, elege-se como problema de pesquisa: Como ocorre o processo de aprendizagem dos pregoeiros em seu cotidiano de trabalho? Desta forma, este estudo tem por objetivo identificar e compreender o processo de aprendizagem dos pregoeiros no cotidiano de trabalho, à luz da noção dos Estudos Baseados em Prática (EBP) e do knowing-in-practice. Os resultados desta pesquisa pretendem contribuir para o planejamento de ações de desenvolvimento, reconhecimento profissional e melhoria das condições de trabalho dos pregoeiros públicos.
O termo “prática” conecta “saber” com “fazer”. Os estudos baseados em prática (EBP) pretendem ligar o estudo das práticas de trabalho ao estudo do organizar (GHERARDI E STRATI, 2014). O conhecimento é considerado pela prática como knowing, um saber dinâmico, desenvolvido durante o processo, no decorrer do tempo e 'na ação', logo, knowing-in-practice (Gherardi, 2009). Segundo Strati (2003), o knowing ocorre nas práticas situadas, é construído em um contexto de interação. Salienta-se a importância do conhecimento tácito na aprendizagem situada nas organizações (GHERARDI E STRATI, 2014).
Trata-se de um estudo de caráter exploratório qualitativo (MINAYO, 2003). A fase exploratória partiu das percepções da pesquisadora como ex-pregoeira, análise documental, contatos informais e pesquisa bibliográfica. Foram entrevistados nove pregoeiros dos três Institutos Federais (IFs) localizados no Rio Grande do Sul e outros oito interlocutores relacionados ao seu cotidiano laboral. Foram adicionadas questões "interview to the double" (GHERARDI; STRATI, 2014) ao roteiro dos pregoeiros. Um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) foi entregue e assinado.
Identificou-se a existência de diferenças salariais entre os servidores que desempenham a mesma função pregoeiro, tendo em vista os diferentes cargos de ingresso. O treinamento inicial ocorre com o curso de Formação de Pregoeiros e segue com o acompanhamento das rotinas do setor de licitações, na interação com colegas mais experientes. Na opinião dos entrevistados, a maioria das pessoas aprende na prática e todos os processos de licitações e compras proporcionam situações significativas de aprendizagem. O compartilhamento de conhecimentos é adotado também para mitigar os riscos da função.
Por meio das lentes do Knowing-in-practice e dos EBP, esta investigação revelou que a aprendizagem dos pregoeiros ocorre, de modo significativo, no cotidiano do trabalho e em processo, desde os treinamentos iniciais e ao longo de sua trajetória profissional. Os conhecimentos informais e tácitos, são compartilhados, por meio das interações sociais, entre os servidores experientes e novatos, com servidores de outras instituições. A aprendizagem é facilitada pela estrutura em rede e multicampus dos IFs, pelo suporte de elementos não humanos, fóruns e comunidades de praticantes.
GHERARDI, Silvia. Introduction: the critical power of the 'Practice Lens'. Management Learning. v. 40, n.2, p. 115-128, 2009. GHERARDI, Silvia. STRATI, Antônio. Administração e aprendizagem na prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014. MINAYO, Maria Cecília de Souza (org). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 22a Edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2003. STRATI, Antonio. Knowing-in-Practice: aesthetic understanding and Tacit Knowledge. In. NICOLINI, Davide; GHERARDI, Silvia; YANOW, Dvora (eds.). Knowing in Organizations: A Practice-Based Approach. New York: M.E. Sharpe, 2003.