Resumo

Título do Artigo

A COVID-19 E A REVOLUÇÃO NO ENSINO: o uso de metodologias ativas de aprendizagem na graduação em Administração
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Palavras Chave

Metodologias ativas
Aprendizagem experiencial
Ensino remoto emergencial (ERE)

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração
2 - MURILO GABRIEL DA COSTA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
3 - Rayssa Laíze Cézar Leôncio
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus I
4 - Ana Paula Gomes da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Campus 1 - João Pessoa

Reumo

Diante da pandemia da Covid-19, as instituições de ensino passaram a se reinventar para manter as aulas, adotando o ‘ensino remoto emergencial’ (ERE). Todavia, para manter a motivação dos alunos e inspirá-los a aprender, os docentes implementam estratégias de ensino capazes de colocar o aluno no centro do processo de aprendizagem, utilizando metodologias ativas. Assim, este estudo se propõe a investigar instituições de ensino superior que mantiveram suas atividades durante a pandemia da Covid-19, adaptando o ensino presencial para o remoto por meio de tecnologias online.
O objetivo geral desta pesquisa é compreender as percepções de discentes e docentes da graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB – Campus I) frente ao ensino remoto emergencial, especificamente em relação às metodologias ativas de aprendizagem utilizadas.
As metodologias ativas permitem o enfrentamento de mudanças a partir da criação de ambientes colaborativos para o desenvolvimento das competências dos alunos por meio de plataformas virtuais (GÓMEZ-HURTADO et al., 2020; SILVA-QUIROZ; MATURANA, 2017). A partir deste contexto, a utilização de metodologias de ensino ativas tem se mostrado como um dos caminhos para transformar o ambiente de aprendizagem a partir da participação e interação de estudantes em sala e promoção de um aprendizado significativo.
Para basear a pesquisa de caráter qualitativo, foram realizadas entrevistas com roteiro semiestruturado com professores, além de grupos focais com estudantes, através da plataforma Google Meet. Os dados foram transcritos, codificados e interpretados a partir da análise de conteúdo (BARDIN, 2016).
Os resultados revelam o potencial das metodologias ativas de ensino na institucionalização de processos de aprendizagem orientados para o estudante. As estratégias de ensino utilizadas contribuem na retenção do conteúdo além de tornar a relação ensino-aprendizagem mais dinâmica e interativa. Além disso, observa-se que, durante as mudanças adotadas, foram potencializadas nos estudantes suas capacidades de adaptabilidade, flexibilidade e autodidatismo.
Os resultados do estudo apontam para um ambiente de ensino cada vez mais interativo, no qual o uso das metodologias ativas tem papel fundamental no autoconhecimento e no desenvolvimento das competências profissionais dos discentes, além de torná-los protagonistas do próprio processo de aprendizagem.
AQUINO, E. M. L.; SILVEIRA, I. H.; PESCARINI, J. M.; AQUINO, R.; SOUZA-FILHO, J. A. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de Covid-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. Salvador, v. 25, p. 2423-2446, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.1.10502020 BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BEARD, C. The experiential learning toolkit: blending practice with concepts. London: Kogan Page, 2010. BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2014.