Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Cultura organizacional
Inovação
Instituição de ensino

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Comportamento Organizacional

Autores

Nome
1 - Alexsandro da Silva
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Florianópolis
2 - GISELE ROSA JULIÃO SILVA
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - TUBARÃO/SC
4 - Ricardo Menezes Batista
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA (IFSC) - Câmpus Gaspar
5 - Ivone Junges
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL) - Tubarão

Reumo

A cultura organizacional e a inovação estão presentes nas instituições de ensino. A presença da cultura organizacional e de posturas inovadoras são elementos estratégicos para as organizações. O estudo constrói um Framework por meio da combinação entre o modelo de Hosftede (1980) e o modelo do Projeto Globe destacado por House, Javidan, Hanges e Dorfman (2002), utilizando-se sete dimensões. A pesquisa apontou a instituição como uma instituição inovadora no cenário nacional da educação pública.
Considerando o evento da Covid-19, por exemplo, a pandemia desencadeada provocou alterações na forma de ministrar as aulas, que, de forma quase imediata, passaram a ser remotas, constituindo uma inovação envolvendo o ensino, a qual, em consequência, forçou os discentes e docentes a se adaptarem a uma nova forma de ensino/aprendizagem. Pergunta de pesquisa: como a cultura organizacional influencia os processos de inovação em uma Instituição de Ensino Federal de Santa Catarina? Objetivo geral, analisar a influência da cultura organizacional nos processos de inovação no IFSC.
Na pesquisa realizada, foram associados como elementos centrais para a análise: a cultura organizacional e a inovação. Sob esse prisma, importa trazer à discussão a relação entre um e outro, sedo fundamentada nos seguintes tópicos: Cultura Organizacional e Inovação Cultura Organizacional em ambientes de aprendizagem Inovação O Modelo de Cameron e Quinn O Modelo de Van de Ven – minessota innovation research program MIRP Cultura Organizacional e Setor Público
O paradigma da pesquisa é interpretativas, uma análise pragmática com abordagem qualitativa. Quanto ao objetivo metodológico, esta pesquisa é considerada um estudo exploratório, considerando que, para responder a pergunta de pesquisa, utilizou-se da natureza descritiva, visando obter a necessária profundidade de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, valendo-se da triangulação, que consiste em entrevista semiestruturada, busca documental, análise das entrevistas (Creswell, 2014). A coleta de dados com fontes primárias e secundárias, entrevistas semiestruturadas.
A análise dos dados foi realizada a partir das entrevistas, as quais foram transcritas de forma literal, rendendo 54 páginas de transcrições. A pesquisa apontou a instituição como uma instituição inovadora no cenário nacional da educação pública, contendo na sua cultura organizacional, características das dimensões de Hofstede (1980) e do Projeto Globe, como individualismo/coletivismo, distância do poder, aversão à incerteza, orientação para o futuro, orientação humana e coletivismo de grupo, além de reflexões acerca percepção de elementos que contribuem com a inovação.
A pesquisa alcançou os objetivos propostos, pois foi possível, a partir de seus resultados, que reflexões fossem feitas acerca da expansão do IFSC, ocorrida a partir de 2006, trazendo consigo a realização de vários concursos públicos, para admissão de novos servidores. Esta pesquisa reforçou o entendimento de que a burocracia contribui para organizar os processos, tornando-os oficiais e aderentes à legislação. Nas falas dos entrevistados, a burocracia não contribui para o avanço de inovações e ideias novas. Na cultura de planejamento, a pesquisa constatou sua não existência.
BARBOSA, Dione Mary de Cerqueira et al. A aprendizagem organizacional otimizando resultados do Tribunal de Contas da União. PUC-Paraná. Pós-Graduação em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inteligência Empresarial, 2003. BARDIN, Laurence. Bardin, Laurence-Análise de Conteúdo. 200. BITTENCOURT, Claudia; BARBOSA, Allan Claudius Queiros. A gestão por competências. Gestão contemporânea de pessoas. Porto Alegre (RS): Bookman, 2004. CAMERON, Kim S.; QUINN, Robert E. Diagnosing and changing organizational culture: Based on the competing values framework. John Wiley & Sons, 2011.