Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA NO SETOR PÚBLICO: MENSURAÇÃO A PARTIR DE ESCALAS DE MEDIDAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Setor Público
Governança
Escalas de Medidas

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Sueli Farias Kieling
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Florianópolis
2 - Rafael Tezza
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG
3 - Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - Departamento de Administração Empresarial

Reumo

Considerando a pluralidade do termo governança pública e a importância desta abordagem num contexto social cada vez mais dinâmico e exigente, é relevante ter um meio de poder avaliar o nível de governança pública das instituições governamentais. Portanto, além de transparência e controle de boas práticas utilizadas pelas instituições governamentais, a possibilidade de se estudar o construto possibilita um retorno mensurável e controlável para o próprio setor público e a sociedade.
A possibilidade de se estudar o construto “governança pública” possibilita um retorno mensurável e controlável para o próprio setor público e a sociedade. Diante do exposto, tem-se o seguinte problema de pesquisa: como se apresentam as pesquisas que utilizam escalas de medida para mensurar o construto “governança pública” relativamente à gestão administrativa? Neste sentido, este artigo tem por objetivo apresentar as pesquisas que utilizam escalas de medida para mensurar o construto “governança pública” no tocante à gestão administrativa.
O Tribunal de Contas da União apresenta o conceito de governança no setor público como o que “compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade” (TCU, 2014, p. 26). No entanto, alguns quesitos relativos à governança pública, nem todos as categorias de análise podem ser diretamente identificadas, pois se trata de variáveis latentes ou não observáveis (DEVELLIS, 2012).
A partir dos resultados apresentados, observa-se que as três escalas analisadas foram utilizadas para mensurar itens bastantes diversos da governança pública. O que se depreende é que tais resultados corroboram com a teoria apresentada inicialmente em que se evidenciou a abordagem ampla do termo “governança pública”, ratificando, portanto, que realmente se trata de um amplo grande guarda-chuva, vinculado a diversos conceitos e abordagens.
Os trabalhos analisados apresentaram, de maneira geral, compatibilidade com protocolos relativamente à criação de escalas, com algumas possibilidade de melhorias, possuindo algumas limitações de utilização. Depreende-se que os resultados vão ao encontro do disposto na teoria sobre governança, ou seja, o termo é um conceito amplo, com diferentes possibilidades a depender da abordagem/instituição aplicada.
CHIEN, Nguyen Ba; THANH, Nguyen Nghi. The impact of good governance on the people’s satisfaction with public administrative services in Vietnam. Administrative Sciences, v. 12, n. 1, p. 35, 2022. DEVELLIS, R. F. Scale development: theory and application. 3rd ed. Beverly Hills, CA: Sage Publications, 2012 TCU - Tribunal de Contas da União. Referencial Básico de Governança: aplicável a órgãos e entidades da Administração Pública, BRASIL, 2014. Disponível em: . Acesso em 16 Jun. 2