PRODUÇÃO CULTURAL COMO RECURSO PARA CONSTRUÇÃO DE PERCEPÇÕES E SIGNIFICADOS SOCIAIS: uma análise da opinião dos consumidores de filmes em uma comunidade virtual
Produção Cultural
Filmes
Comunidades virtuais de consumo
Área
Marketing
Tema
Cultura e Consumo
Autores
Nome
1 - Jean Soares da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciência Sociais Aplicadas
2 - Brena Carolina de Oliveira Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - FELCS
Reumo
Nessas concepções, Fernandes e Siqueira (2010) argumentam que os filmes/cinema podem ser entendidos como um produto cultural que gera significados e entendimentos sobre os comportamentos e papéis que o indivíduo assume na sociedade. Sendo assim, esse produto cultural acaba se tornando uma ferramenta de representação. Para Bollhöfer (2007) a representação nunca é um processo neutro, mas um produto de significado por meio de um sistema de linguagem ou, em geral, um sistema de significação. É uma prática que usa objetos materiais com uma função simbólica. Toda representação expressa significado.
Diante do exposto foi levantado a seguinte questão de pesquisa: como as práticas de consumo de filmes contribui para a construção de percepções e significados sociais? Por meio disso, esse trabalho tem como objetivo: compreender como o consumo de produções culturais fílmicas contribui para a construção de percepções e significados sociais
Dentro dos mercados de produtos, as histórias são vitais porque aumentam a compreensão dos atores sobre determinados contextos, que podem ser até mitos, mas em combinação com outros contextos existentes acabam moldando ou até guiando vidas (GKRITZALI; LAMPEL; WIERTZ, 2016). Quanto a expressão de identidade e ideologias, a combinação de uma exibição espetacular e detalhes realistas acaba tornando o passado coexistente com o presente como algo que pode ser vivido pelo espectador de hoje (HIGSON, 2014). As produções levam os consumidores a se identificarem nas narrativas, moldando as atitudes.
Revisão sistemática de literatura, técnicas com inspirações netnográficas (observação não participante, análise de dados virtuais, análise de discurso, registros de campo)
Em resgate as perguntas de pesquisa inicialmente levantadas nesse estudo, pode-se observar que os filmes em análise costumam tratar questões do dia a dia centradas em pontos como: família, política, Estado, saúde e etc. Quanto a visão dos consumidores, foi possível observar que os usuários conseguem construir percepções e significados sobre sua realidade social. A construção dessas percepções e significados permitem aos usuários tomarem atitudes sobre suas ações deixando de ser consumidores passivos para ativos. As ações desses usuários acabam que contribuindo para mudanças na sociedade.
Os filmes aqui analisados, através de signos e sentidos, de fato se mostram como elemento estruturante para a construção, produção e significação da sociedade. Nesse sentido foi possível perceber que o papel exercido por essa mídia vai além das questões de entretenimento, mas, ao alcance de questões sociais e morais atuais e antigas.
AURIER, P.; GUINTCHEVA, G. The Dynamics of Emotions in Movie Consumption: A Spectator-Centred Approach. International Journal of Arts Management, v. 17, n. 2, 2015.
ANDERSON, J. N. Home birth, world cinema: Kawase Naomi’s films in circulation. Studies in Documentary Film, v. 14, n. 1, p. 50–62, 2020a.
ANDERSON, W. A cultural-economic examination of public relations measurement in the 1920s and its implications for contemporary practice. Corporate Communications: An International Journal, v. 25, n. 4, p. 669–685, 2020b.