Resumo

Título do Artigo

Planejamento e controle de produção no contexto da produção sustentável: uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Planejamento e controle da produção
produção sustentável
sustentabilidade

Área

Operações

Tema

Gestão de Operações Sustentáveis

Autores

Nome
1 - João Roberto Serrão da Costa
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - FCA
2 - Muriel de Oliveira Gavira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas
3 - Paulo Sergio de Arruda Ignacio
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciencias Aplicadas

Reumo

A globalização tem provocado grandes transformações na competitividade, e cada vez mais vem se intensificando, e com esse objetivo, as práticas da produção sustentável corroboram favoravelmente para a geração de valores focados em sustentabilidade econômica e em sustentabilidade ambiental, que se implementados contribuem para a satisfação das partes interessadas. Para Zarte, Pechmann e Nunes (2022), abordar metas de sustentabilidade adicionais, como limites de emissões, uso de recursos renováveis e questões sociais, torna o planejamento e controle da produção muito mais trabalhoso e complexo.
O trabalho identifica uma lacuna de revisão da literatura sobre planejamento e controle de produção no contexto da produção sustentável e apresenta como os pesquisadores tem conectado os aspectos da sustentabilidade ao planejamento e controle da produção. O objetivo principal é apontar os impactos do planejamento e controle de produção no contexto da produção sustentável, e de tal modo a sustentabilidade empresarial. A pesquisa utilizada foi a qualitativa de natureza aplicada e de objetivo exploratória, buscando por estudos empíricos que apresentassem a relação PCP e sustentabilidade.
Segundo Sinha e Chaturvedi (2021), mudanças devido à demanda por customização, competitividade e ao crescimento tecnológico influenciam em grande medida os pilares ambientais, econômicos e sociais do desenvolvimento sustentável. Para Pechmann e Zarte (2017) o PCP desempenha um papel importante nas empresas de produção e para os atuais sistemas de gestão é normal considerarem recursos como material, mão de obra e capacidade de produção e seus respectivos custos. Já para Melnyk e Smith (1996), definiram green production como “um sistema que integra questões de processo com questões de PCP.
Como primeiro resultado, procurou-se identificar a tendência de elaboração de artigos ligados ao tema da pesquisa, classificando os artigos da amostra por ano de publicação. O próximo item avaliado foram os principais jornais onde estes artigos foram publicados e a conclusão é que o principal jornal é o Procedia CIRP, com 5 dos 12 artigos lidos. Uma outra avaliação realizada foi com relação aos autores que mais escrevem sobre esse tema e que tem impactado outros autores. Nesse sentido, seis autores se destacam, entre eles estão Gong, Van der Wee, De Pessemier, Martens, todos com 4 publicações.
Os resultados permitem concluir que a abordagem mais utilizada pelo PCP conectada com os pilares da sustentabilidade é a lógica Fuzzy, que o com relação ao pilar ambiental a gestão de energia elétrica é a mais comumente realizada. A contribuição desse artigo é apresentar as metodologias utilizadas pelo PCP e os impactos gerados nos pilares de sustentabilidade.
BAUMEISTER, Roy F.; LEARY, Mark R. Writing narrative literature reviews. Review of general psychology, v. 1, n. 3, p. 311-320, 1997. BRUNDTLAND, Gro Harlem et al. Our common future. Oxford University Press, Oxford, GB, 1987. GONG, Xu et al. An energy-cost-aware scheduling methodology for sustainable manufacturing. Procedia CIRP, v. 29, p. 185-190, 2015. SINHA, Rakesh Kumar; CHATURVEDI, Nitin Dutt. Multi-criteria Decision-making in Carbon-Constrained Scenario for Sustainable Production Planning. Process Integration and Optimization for Sustainability, v. 5, n. 4, p. 905-917, 2021.