Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades
Autores
Nome
1 - Jessica Damian Luiz UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu
2 - Fabíola Graciele Besen UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Foz do Iguaçu
Reumo
As teorias motivacionais modernas mesmo que ainda se inspirem nas antigas ideias, voltam-se principalmente para três tipos de suposições: o ganho material, o reconhecimento social e a realização pessoal (LUIZ, 2019).
Tanto na esfera pública como na esfera privada, a motivação e a satisfação das pessoas que ali trabalham desempenham um papel relevante na eficácia e eficiência da missão organizacional (MEDEIROS, 2014). Dessa forma, torna-se importante a ideia de identificar o grau de motivação e de satisfação em uma organização pública, além da possível relação de um com o outro.
Considerando a relevância desses fatores para entender o indivíduo e a contribuição para uma melhor eficiência e eficácia da administração pública, este trabalho visa responder o seguinte problema de pesquisa: Qual o grau de satisfação e motivação dos servidores em uma universidade pública federal?
Este trabalho possui como objetivo geral analisar o grau de satisfação e motivação dos servidores em uma universidade pública federal.
A administração como um produto de interações humanas possui relação bem profunda com as teorias comportamentais. Essas teorias possibilitam o entendimento de como as pessoas afetam ou são afetadas pelas políticas de recursos humanos de uma organização (FREZATTI, et al., 2016). Tanto McGregor quanto Herzberg ou Maslow admitem que os indivíduos já vão motivados ao trabalho, mas erros que se cometem dentro das organizações fazem com que as pessoas se frustrem e percam a motivação (BERGAMINI, 1982).
Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, utilizando-se de um estudo de caso. Foi aplicado questionário aos servidores técnicos administrativos e docentes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, utilizando-se de escala likert de 5 pontos, e que resultou em uma amostra de 133 servidores, obtendo-se um nível de confiança de 90% com uma margem de erro de 10%.
Depois de verificado o perfil dos respondentes, as questões correspondentes a cada sessão “Níveis de Satisfação” e “Níveis de Motivação” foram testadas no SPSS para verificar a confiabilidade das escalas pelo Alpha de Cronbach. Com o objetivo de identificar os graus de satisfação e de motivação dos servidores, foi realizada uma análise de frequência e estatísticas descritivas com os resultados obtidos por meio do questionário. Por último, foi realizada uma análise fatorial que foi rodada também pelo software SPSS.
Concluiu-se que o grau de satisfação dos servidores pode ser classificado como “Satisfeito”, porém com tendência a insatisfação, principalmente com questões relacionadas a organização para com o servidor ou em relação as políticas de recursos humanos. E, o grau de motivação dos servidores pode ser classificado como “Motivado” com tendência ao muito motivado, mas com exceção ao se tratar de segurança financeira que foi identificado a desmotivação.
BERGAMINI, Cecilia Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento humano na empresa. Atlas, 1982.
FREZATTI, Fabio; ROCHA, Welington; DO NASCIMENTO, Artur Roberto. Controle gerencial: uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. Editora Atlas SA, 2016.
MEDEIROS, Deanna Maria Louisa. Motivação e satisfação na função pública: caso dos Açores. 2014. Tese de Doutorado.