Resumo

Título do Artigo

MUNDO DIGITAL: Uma análise da atuação dos profissionais de Social Media no mercado de trabalho digital
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Social Media
Profissões do futuro
Mercado de trabalho digital

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Marjori Gonçalves Lencina
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Sant'Ana do Livramento
2 - Kathiane Benedetti Corso
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento

Reumo

As tecnologias de informação e comunicação tem se tornado o centro da vida social em meio à crise provocada pela pandemia do COVID-19, nesse contexto, fica ainda mais notório a significância da TIC para existência das organizações (CGI.BR, 2019a). Nesse sentido, fica perceptível que a internet transformou-se a partir da ação dos seus próprios consumidores (TORRES, 2009) gerando um cenário favorável para empreender digitalmente, em função das lacunas que surgiram a partir do processo migratório das empresas para o digital, originando um espaço propício para inovar, criar negócios e carreiras.
A profissão Social Media lidera as 15 profissões emergentes no Brasil (BECK, 2020), mas evidencia-se uma lacuna na literatura em função do tema. Questão de pesquisa: Quais são as estratégias de atuação dos profissionais de Social Media no mercado de trabalho digital? Busca-se através do objetivo geral: Identificar as estratégias de atuação dos profissionais de Social Media no mercado de trabalho digital. Objetivos específicos: mapear o surgimento da profissão Social Media; identificar o processo de formalização dos profissionais de Social Media junto as instituição que auxiliam a formalização.
O Social Media é o profissional responsável por interagir com os consumidores, gerenciar e monitorar as redes sociais de uma empresa (MARTINS, 2019).Os trabalhadores pós-fordismo, devem considerar toda a bagagem cultural, logo, o Social Media deve seguir a presença digital divida em: existência, atração, relacionamento,engajamento (GORZ, 2004; STRUTZEL, 2015). Para Toigo (2021) é função do Social Media é elaborar uma estratégia de conteúdo e objetivos indo ao entendimento de Torres (2009, p.154) “atuar nas redes sociais cria um patrimônio para seu negócio por meio do capital social".
Para atingir os objetivos do presente estudo foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, a abordagem aplicada foi qualitativa e quantitativa. O método escolhido foi o método misto proposto por Creswell (2007) seguindo uma coleta concomitante, onde se teve como técnica de coleta de dados: análise documental, entrevistas e questionário com perguntas abertas e fechadas e as técnicas de análise de dados aplicadas foram: estatística descritiva, análise descritiva e análise interpretativa
Os dados coletados evidencia-se um mercado em constante crescimento, com cerca de 65,35% de novos entrantes, onde 64,2% da amostra destacaram que pandemia tinha influenciado em seus respectivos inícios na profissão. Além disso, 81,9% dos respondentes descreveram perceber a existência de uma confusão referente às nomenclaturas, em destaque: Gestor de Redes Sociais 92,5% ao passo que 35% dos respondentes destacaram sentirem dificuldade quando buscaram orientações sobre se formalizarem como Social Media fazendo com que 63% destacassem não serem formalizados.
Detectou-se que a profissão iniciou-se por volta de 2008/2009, porém, apresentou variações de terminologias para a respectiva atuação no decorrer dos anos e começou a ganhar destaque a partir de 2018/2019 por novos entrantes durante a pandemia de Covid-19.Os profissionais são oriundos da área de ciências sociais aplicadas e trazem uma bagagem técnica, no exercício do labor, são funções: elaboração de calendário editorial, linhas editoriais, briefing entre outras.Atuam de forma distinta fazendo com que cada atuação e venda se torne única de profissional e apresentam dificuldade de precificação.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007. TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009. GORZ, A. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2004. STRUTZEL, T. Presença Digital: estratégias eficazes para posicionar sua marca pessoal ou corporativa na web. Rio de Janeiro: Alta Books. 2015.