Resumo

Título do Artigo

AÇÕES DE MARKETING PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19: ESTUDO DE CASO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
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Palavras Chave

Marketing
Gestão de Crises
COVID-19

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Elielton dos Santos Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
2 - Carolina Lescura de Carvalho Castro Volta
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP) - Departamento de Turismo

Reumo

Na promoção do turismo brasileiro, a cidade do Rio de Janeiro (RJ) possui grande destaque. Todavia, durante a pandemia, muitos casos de aglomerações causaram impacto na imagem da cidade e como a mesma tem se colocado frente às situações adversas. Neste sentido, é válido realizar uma discussão acerca das definições de marketing, abordando sua relação com o campo do turismo e sobre como é possível os destinos se apropriarem desse conjunto de conhecimentos e processos na criação de ações, comunicações, trocas e entregas, as quais devem conseguir transmitir valor ao consumidor final.
Partindo das orientações da Organização Mundial da Saúde e do posicionamento do presidente da república, contrária às recomendações da OMS (G1, 2020) indagou-se, no momento em que esta estava sendo produzida, quais ações estavam sendo elaboradas pela Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro para retomada da atividade turística? Estavam, à época, sendo criadas estratégias de marketing para promoção e gestão local segura na retomada do turismo? O presente trabalho busca discutir as ações de marketing construídas para a cidade do Rio de Janeiro para enfrentamento da COVID-19.
Na promoção dos destinos turísticos, e das empresas que operam, vale analisar de forma detalhada e crítica o comportamento dos mesmos para serem moldados o objeto ofertado com a necessidade/desejo do turista (PETROCCHI, 2004). Sendo este elemento muito importante, no turismo ele sofre uma pequena interferência do componente emocional (SWARBROOKE; HORNER, 2002). Portanto, podemos imaginar que há uma complexidade de estudos para compreender e incorporar a oferta da atividade turística partindo do estudo comportamental dos indivíduos.
A pesquisa de caráter exploratório adotou o método qualitativo e utilizou como instrumentos de coleta entrevistas com roteiros semiestruturados aos principais agentes da SETUR-RJ, RioTur. Posteriormente à realização das entrevistas e feita a transcrição, aplicou-se o método de análise de conteúdo. A análise de conteúdo é uma técnica refinada, a qual é indicada para análise de dados qualitativos textuais, ela se realiza pela inferência dos conhecimentos relativos às condições de produção (BARDIN, 2011).
O trabalho se estruturou em 3 partes, a tratar: Marketing e Gestão de Crises: relevância, ações e estratégias, onde se expõe sobre a importância do marketing e suas ações voltadas a contextos adversos; um segundo espaço a tratar de questões metodológicas sobre o procedimento realizados nesta pesquisa; e o Rio de Janeiro e suas ações de Marketing para Enfretamento da Covid-19, onde se trata sobre as ações aplicadas ao contexto da cidade como resposta à pandemia.
Por meio deste estudo, foi possível identificar que houve ações elaboradas para enfrentamento da COVID-19 por parte de algumas entidades públicas e privadas. Entretanto, a efetividade na aplicação destas ações não ocorreu como esperado. Os desdobramentos deste período causaram impacto na imagem da localidade, visto que a cidade ganhou mais visibilidade em decorrência do alto número de casos de Covid-19, do que por adotar uma gestão responsável para conter o avanço da pandemia.
G1. Após provocar aglomeração durante passeio em Brasília, Bolsonaro volta a se posicionar contra o isolamento social Acesso em: 24 de set de 2020. PETROCCHI, Mario. Marketing para destinos turísticos: planejamento e gestão. São Paulo; Futura; 2004; 440 p. SWARBROOKE, J. e HORNER, S. O Comportamento do Consumidor no Turismo. São Paulo: Editora Aleph, 2002. BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3.ª Ed. Lisboa: Edições 70, 2011.279p.