gestão pública
gestão esportiva
indicadores de desempenho
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Ebio Viana Meneses Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
2 - Dayse Leticia Pereira Amâncio UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
Reumo
O caso trata da gestão do legado esportivo, mais precisamente do período pré e pós Jogos Olímpicos Rio 2016, sob a ótica de um dos indicadores de desempenho qualitativo do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 – “Proporção de municípios com infraestrutura atendida pelo Ministério do Esporte (ME) ”. Visando uma projeção única, com novas oportunidades para o esporte no Brasil, a organização dos Jogos Rio 2016 envolveu a distribuição de recursos para vários estados do país melhorarem sua infraestrutura esportiva que deixaria um legado capaz de promover o desenvolvimento do esporte brasileiro.
Discussões são possibilitadas a respeito de um dos objetivos do PPA – desenvolver ações que contribuam para a geração do legado esportivo – de forma a, partindo da visão de um dos gestores da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, analisar o risco da existência de estruturas deficitárias pós Olimpíadas, bem como as possibilidades de melhor utilizá-las e geri-las, mediante o suporte de indicadores de desempenho adequados que envolvam, além dos contextos político e econômico, o âmbito social.
O Plano Plurianual (PPA) (2016-2019), abarcam investimentos federais no esporte para ajudar na preparação das equipes Olímpicas e Paraolímpicas brasileiras - tendo como destaque o Plano Brasil Medalhas 2016 -, além de buscar atualizar um patamar que estava defasado em relação a outros países que se destacam na área e promover um consistente desenvolvimento no Brasil. Ainda, no intuito de melhor visualizar a gestão do esporte, foram importados gráficos de gastos do Programa do Governo “Olimpíadas” entre 2014 e 2018, através do Portal da Transparência Federal.
Este caso pode ser utilizado para promover discussões e debates em disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas a estudos na área de administração financeira, orçamento, administração pública, gestão esportiva e principalmente avaliação de políticas públicas a partir de indicadores de desempenho como, por exemplo, os 3 E’s (Eficiência, Eficácia e Efetividade) e o Balanced Scorecard (BSC).
ALTOUNIAN, Cláudio Sarian; DE SOUZA, Daniel Luiz; LAPA, Leonard Renne Guimarães. Gestão e governança pública para resultados: uma visão prática. Belo Horizonte: Fórum, 2017
GIAMBIAGI, Fabio; ALÉM, Ana Cláudia. Finanças públicas: teoria e pratica no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2011.
MATIAS-PEREIRA, José. Administração Pública: foco nas instituições e ações governamentais. ver. E atual. São Paulo: Atlas, 2018.
VANCE, P. de S.; NASSIF, Vânia Maria Jorge; LISA, P. M. Gestão do esporte: casos brasileiros e internacionais. Rio de Janeiro: Grupo Gen LTC, 2015.