Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO CONTÁBIL DAS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE: ESTUDO NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DO PARANÁ
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Contabilidade Internacional
Universidades Estaduais Públicas do Paraná
Resolução CNE/CES 10/2004 - Educação Contábil

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - Pedro Tayllison Machado Sirino
Universidade Regional de Blumenau - FURB - Campus 1 Curso de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração
2 - Adriana Maria Miguel Peixe
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) Unidade
3 - Blênio Cezar Severo Peixe
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

A convergência às IFRS no Brasil foi concluída em 2010, na sua primeira fase, em 2008, e a sua segunda fase, entre 2009 e 2010 (Salotti., Carvalho., & Murcia, 2015; Carlin & Hoog, 2018; Gelbcke et al.,2018).O pressuposto apontado por Gelbcke et al.(2018), Lopes (2011) e Jackling, Howieson e Natoli (2012) as IFRS, emitidas pelo IASB, são baseadas em princípios e não na existência de uma regra para cada situação, primando pela essência econômica sobre a forma jurídica. Destacado por Salotti, Murcia e Carvalho (2015) e Jackling, Howieson e Natoli (2012) fundamental no ensino contábil das IFRS.
As universidades as responsáveis por formar profissionais com capacidade de análise crítica dos fatos econômicos, capazes de lidar com situações ambíguas, capaz de escolher e defender uma política contábil quando houver duas ou mais políticas igualmente válidas, profissionais com conhecimento de IFRS, de realidade econômica, social, ambiental e política que cercam as mais variadas empresas, tendo em vista a percepção dos profissionais das diversas regiões do Brasil e do Mundo.
Diante dos resultados expostos, caracteriza-se um campo fértil para novos estudos serem realizados identificando uma lacuna importante de pesquisa. Neste sentido, o estudo pauta-se na seguinte questão de pesquisa: As Universidades Estaduais Públicas do Paraná (UEL, UEM, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO e UNIOESTE) abarcam em seus PPCs, disciplinas específicas e/ou conteúdo das disciplinas de contabilidade, sobre as IFRS, que regem o exercício profissional dos contadores?
Justifica-se a relevância da presente pesquisa no fato de ser um Estudo Multicaso, que visa por meio da descrição e análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Contábeis das universidades públicas estaduais do Paraná, no período compreendido entre 2008 e 2020. Portanto, é importante verificar se, e como, essas instituições de ensino superior realizaram atualizações nestes PPCs, abarcando em suas matrizes curriculares, disciplinas específicas sobre Contabilidade Internacional e/ou conteúdos sobre IFRS, em ementas de disciplinas de contabilidade ofertadas nos currículos.
Constatou-se que 60% dos Cursos de Ciências Contábeis das IES objetos desta pesquisa, ofertaram a disciplina Contabilidade Internacional (IFRS), sendo: oito cursos em matrizes curriculares anteriores e um curso na matriz curricular vigente. Dos quinze Cursos de Ciências Contábeis das IES - Estaduais Públicas do Paraná, na análise dos PPCs, em vigência, constatou-se de que em oito cursos, ementas de disciplinas de contabilidade contemplam conteúdo sobre IFRS. Ou seja, 53,33% dos cursos pulverizaram determinados conteúdos sobre IFRS em diversas disciplinas no decorrer do curso.
O estudo teve por objetivo identificar se nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Contábeis Universidades Estaduais Públicas do Paraná (UEL, UEM, UENP, UEPG, UNESPAR, UNICENTRO e UNIOESTE), nas matrizes curriculares, que abarcavam a oferta de disciplinas específicas e/ou conteúdos sobre as Normas Internacionais de Contabilidade em seus PCCs, que regem o exercício profissional dos contadores. Contribuindo para formação de estudantes alinhado na concretude da aplicação das IFRS, com inserção tecnológica-social para qualificação destes profissionais para o mercado de trabalho efetivo.