Práticas de Economia Circular
Agroindústria
Sustentabilidade
Área
Operações
Tema
Economia Circular
Autores
Nome
1 - Eduardo José Nascimento Fragoso FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - PETROLINA
2 - Alvany Maria dos Santos Santiago FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF) - Colegiado Acadêmico do Curso de Administração
Reumo
O planeta com o crescimento da população global continua, mais ainda, sofrendo com os impactos negativos das ações antrópicas, levando a uma possível exaustão dos recursos naturais (ONU, 2015; SILVA et al, 2019). O motivo ao qual direcionou essa pesquisa a ser desenvolvida no setor vinícola do VSF se deu primeiramente pela importância desse setor para o Brasil e para o dipolo Petrolina - PE e Juazeiro -BA, por fazer parte da atuação profissional do pesquisador, pelas diversidades de subprodutos fabricados e pelo potencial de materiais circulares, ainda não investigados, nas vinícolas do VSF.
No intuito de levantar a discussão sobre a disseminação do conceito e das práticas de Economia Circular no Brasil, dentro da perspectiva da função social de desenvolver o conhecimento crítico sobre a temática proposta, a problemática central deste estudo é a disseminação da temática Economia Circular cujo objetivo Geral: identificar as práticas de EC utilizadas nas vinícolas do Vale do São Francisco (VSF) e como específicos, identificar as oportunidades e barreiras para o avanço da EC nas vinícolas do VSF.
Em síntese, a EC é vista como possibilitadora de um aproveitamento e reaproveitamento ideal sistemático de produtos industrializados, bens duráveis e não duráveis, desde a concepção dos produtos, até mesmo após a sua reutilização. Cujo objetivos mais defendidos pelos precursores do tema é primar pela estabilidade local e pela geração de empregos, além da eliminação dos elementos nocivos ao meio ambiente gerados pelo mau uso dos recursos naturais e pelos descartes inadequados (ABDALLA; SAMPAIO, 2019).
Para identificar as práticas de EC nas vinícolas do VSF, identificar as oportunidades e barreiras para o avanço da EC nas vinícolas do VSF, utilizou-se de uma abordagem qualitativa descritiva e exploratória e o instrumento de coleta de dados foi a entrevista com roteiro semiestruturado.Para manter o anonimato dos entrevistados, seus nomes foram suprimidos e codificados com a letra E (Entrevistado) mais o número de ordem das entrevistas (E1, E2 e E3), seguido da letra V (Vinícola) acompanhado das letras A e B maiúsculas (VA e VB).
Diante da finalidade desta pesquisa, identificar as práticas de EC utilizadas nas vinícolas do Vale do São Francisco, tendo como referência a dissertação de mestrado da Preschlak (2019). Desta forma, buscou-se replicar tal estudo, elaborando pressupostos teóricos que levassem os atores envolvidos a compreender as relações estabelecidas entre os constructos, as práticas de EC e barreiras para o avanço dessas práticas.
Por meio da pesquisa realizada nas vinícolas, foi alcançado o objetivo principal deste estudo que foi identificar as práticas de Economia Circular (EC) utilizadas nas vinícolas do Vale do São Francisco (VSF). Assim como, foram descritas as práticas circulares vigentes nas vinícolas localizadas no VSF, a identificação de oportunidades para o avanço da Economia Circular e das possíveis barreiras para o progresso da EC.
ABDALLA, F. A.; SAMPAIO, A. C. F. Os novos princípios e conceitos inovadores da Economia Circular. Rev. Entorno Geográfico. n. 15, p.. 82-102. fev. a jun. 2019.
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION (EMF). Uma economia circular no Brasil: uma abordagem exploratória. 2017.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) [b]. Mapa estratégico da indústria 2018-2022. Brasília: CNI, 2018. 209 p.
COSENZA, J. P.; ANDRADE, E. M.de; ASSUNÇÃO, G. M. A circular economy as an alternative for Brazil’s sustainable growth: analysis of the national solid waste policy. J. Environ. Manag. & Sust., 9 (1), 1-28, e16147. 2020.