1 - LISIANE DE CÁSSIA TIER MARTINS UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO (PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO)
2 - Cassiana Maris Lima Cruz UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO (UPF) - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
3 - Ricardo Luis Barcelos UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Biguaçu
Reumo
Um dos debates em estudos estratégicos é sobre gaps teóricos nas relações casuais sobre o impacto exercido pelo desempenho no desenvolvimento da Capacidade Absortiva em diferentes segmentos. Este estudo propõe e a investigação entre os dois constructos envolvendo uma amostra de escolas profissionalizantes do Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e que a partir da análise quantitativa evidenciou-se que a gestão estratégica do conhecimento através da Capacidade Absortiva potencializa níveis satisfatórios de desempenho
Como pergunta orientadora investigou-se: Qual a relação entre a Capacidade Absortiva e Desempenho em Serviços Educacionais Profissionais?
O objetivo foi o de analisar a Capacidade Absortiva e seu impacto no desempenho organizacional em Serviços Educacionais Profissionais
Foi discutido a base conceitual relacionando o estado da arte e estudos empíricos sobre Capacidade Absortiva e Desempenho Organizacional elementos, relações e aspectos emergentes aplicáveis no segmento de serviços educacionais.
A pesquisa foi desenvolvida através da abordagem adotando a estatística descritiva e a modelagem de equações estruturais para validar medidas e hipótese para sustentação do modelo teórico junto a uma amostra de 77 executivos em escolas profissionalizantes do RS e SC. Para tanto utilizou-se a coleta de dados primários e secundários para desenvolvimento da pesquisa descritiva e aplicação de um questionário estruturado construído a partir de escalas contemplando as temáticas do presente estudo.
A partir da análise verificou-se que a capacidade absortiva impacta no desempenho organizacional em serviços educacionais profissionais ampliando a absorção e aplicação do conhecimento ao desempenho organizacional. Além disto verificou-se que o processo de transformação do conhecimento exerce relação relevante no desenvolvimento da capacidade absortiva e geração de valor organizacional junto aos indicadores de produtividade e financeiro nos serviços educacionais profissionais.
Foi possível verificar que organizações de serviços educacionais apresentam relação positiva de produção e performance financeira face as dimensões da capacidade Absortiva, e portanto inferindo satisfatoriamente na gestão do conhecimento organizacional. O trabalho apresentou algumas limitações referente a análise e coleta de dados, mas que por outro lado podem ser superadas em estudos futuros. Contribuições teóricas e gerenciais foram evidenciadas, reforçando a possibilidades de avanço e exploração da temática em outros contextos e temporalidades.
ENGELMAN, R.; FRACASSO, E.; SCHMIDT, S.; MULLER, H. Capacidade absortiva: adaptação e validação de uma escala em empresas Sul-brasileiras. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 13, n. 3, p. 235-247, 2016.
FLATTEN, T.; ENGELEN, A.; ZAHRA, S.; BRETTEL, M. A measure of absorptive capacity: Scale development and validation. European Management Journal, v. 29, n. 2, p. 98-116, 2011.
KAPLAN, R.; NORTON, D. Strategy Maps: Converting Intangible Assets Into Tangible Outcomes. Boston: Harvard Business School, 2004.