1 - Pedro Vieira Lauriano UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Viçosa
2 - Ana Cláudia Azevedo UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Departamento de Administração e Contabilidade - DAD
Reumo
A popularização das redes de aglomerações industriais é associada, sobretudo, às contribuições de Michael Porter, responsável pela definição e instituição do conceito de clusters industriais. Clusters podem ser definidos como concentrações geográficas de empresas interconectadas, fornecedores especializados, prestadores de serviços, empresas em setores relacionados e instituições associadas em campos específicos e correlatos que competem, mas também cooperam entre si.
Para que um cluster alcance um desempenho superior nos níveis das firmas individuais e do arranjo como um todo, é imprescindível que haja governança e gestão estratégica de seus objetivos. Portanto, embora seja reconhecida a importância da governança e gestão para o desempenho dos clusters, os avanços em caracterizar as dimensões operacionais desses construtos ainda são incipientes. Logo, o objetivo dessa pesquisa é buscar e inventariar a literatura atual e analisar quais são as principais dimensões de governança e de gestão em clusters.
A governança de um cluster consiste na definição de regras e critérios para a tomada de decisão e definição de limites e autonomia dos membros, sendo criada pelas organizações envolvidas e devendo ser cumpridas também por elas. Já a gestão do cluster diz respeito aos aspectos formais de estruturação e dos processos de decisão e de representação, potencializando assim a rede como um todo.
Dentre as principais dimensões de governança encontradas, pode-se citar o Incentivo à Cooperação, Difusão da Informação e Promoção da Confiança entre os seus membros como os mais relevantes. Já entre as principais dimensões da gestão, indica-se a Criação de uma Cultura Inovativa, Alinhamento de Objetivos e o Manejo contextual como sendo as mais recorrentes. Também são apresentados os devidos referenciais que sustentam cada uma das dimensões ilustradas.
Esta pesquisa teve como objetivo inventariar e analisar na literatura atual quais são as principais dimensões de governança e de gestão em clusters, objetivando também fornecer ao leitor uma análise do significado e das práticas relacionadas às dimensões e aspectos da governança e gestão de clusters, bem como elas se relacionam entre si. Foram listadas e analisadas 3 dimensões para governança e 4 dimensões para gestão, com indicativo das respectivas fundamentações.
ARIKAN, Andaç T.; SCHILLING, Melissa A. Structure and governance in industrial districts: implications for competitive advantage. Journal of Management Studies, v. 48, n. 4, p. 772-803, 2011.
HEIDENREICH, Sven; LANDSPERGER, Johannes; SPIETH, Patrick. Are innovation networks in need of a conductor? Examining the contribution of network managers in low and high complexity settings. Long Range Planning, v. 49, n. 1, p. 55-71, 2016.
PORTER, Michael E. et al. Clusters and the new economics of competition. Boston: Harvard Business Review, 1998.