Resumo

Título do Artigo

As influências das configurações sociais no vestuário de mulheres na velhice
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Palavras Chave

Consumo
Envelhecimento
Roupas

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Bianca Nobre Rossi
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo
2 - Suzane Strehlau
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) - São Paulo

Reumo

A moda permite considerar como a consciência temporal se materializa nos objetos e nas relações sociais (Parkins, 2010). Para responder: Como o envelhecimento está sendo vivenciado pelas mulheres por meio das roupas? Com base na teoria dos sistemas, o estudo busca compreender a influência dos sistemas socioculturais nas relações com o vestuário na velhice. A partir de entrevistas em profundidade, quatro etapas de análise percorrem desde a construção cultural do envelhecimento, comportamentos de moda, a propaganda de vestuário perfeita e oportunidades e barreiras estratégicas.
Problema de pesquisa: Como o envelhecimento está sendo vivenciado pelas mulheres por meio das roupas? Objetivo central: Compreender a influência dos sistemas socioculturais nas relações com o vestuário feminino na velhice. Objetivos específicos: Investigar os principais fatores que constroem a cultura do envelhecimento ao longo da vida das mulheres; Debater pontos chaves na comunicação de moda para mulheres maduras e velhas; Apontar as principais barreiras e oportunidades existentes dentro do relacionamento de mulheres com as roupas na maturidade e velhice;
A teoria dos sistemas aborda as configurações sociais ao redor do indivíduo (Kennedy, 2017). O que possibilita entender as relações entre as normas e aparência na vida de mulheres durante o envelhecimento, bem como o papel do Macro, Exo, Meso e Microssistema na forma como gênero e velhice se manifestam na percepção do papel social do corpo, visto por Bienko (2018), como um aspecto importante da vida social, uma área significativa de atividade na existência cotidiana. Assim, o que veste o corpo e se apresenta nos ambientes é a roupa, pois é uma forma de comunicação (Crane, 2006).
Três achados durante as etapas de análise foram apresentados às participantes para que pudessem validar e dar suas opiniões. Desses achados, o corpo se mostrou ter um papel central na construção cultural do envelhecimento da mulher, sendo que o processo de aceitação dele tem um peso maior do que a própria idade em si quando pensam em comprar roupas. Além disso, a visibilidade calcada na realidade se mostrou ter forte potencial para um melhor relacionamento de mulheres com as vestimentas, pois acostuma os olhares recebidos em ambientes de convívio social.
O envelhecimento e moda são vivenciados pelas mulheres de tal forma que os corpos considerados fora da norma são ridicularizados, vulgarizados e devem ser escondidos do olhar dos outros com roupas folgadas e cores neutras, o que provoca uma sensação de falta de identificação e invisibilidade. O Meso e Exossistema são as influências mais fortes para mudar a maneira de mulheres se relacionarem com roupas na velhice. A contribuição aponta para promover campanhas que incluam mulheres velhas reais, expondo seus corpos e normalizando a aparência delas, excluindo o envelhecimento bem sucedido.
Bieńko, M.(2018). The body as a private and social space. The margins of research regarding old age and gender. Castro, G. G. S. (2016).O idadismo como viés cultural: refletindo sobre a produção de sentidos para a velhice em nossos dias.Crane, D. (2006). A Moda e Seu Papel Social: classe, gênero e identidade das roupas.Kennedy, A. M. (2017).Macro-Social Marketing Research: Philosophy, Methodology and Methods. Parkins, I. (2010). Fashion as Methodology: Rewriting the time of women’s modernity.