Comprometimento organizacional
Desempenho de tarefas
Estudo de caso
Área
Gestão de Pessoas
Tema
Valores, Sentidos e Vínculos no/do trabalho
Autores
Nome
1 - Rosana Santos de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade
2 - Carlos Eduardo Facin Lavarda UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Programa de Pós-graduação em Contabilidade
3 - Maiara Nascimento Almeida UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL (UEMS) - Ponta Porã/MS
Reumo
Dentre as dimensões do comprometimento organizacional, o comprometimento afetivo tem recebido mais atenção e suporte empírico (Albrecht et al., 2015). Nesta pesquisa utilizou-se das três dimensões propostas por Meyer e Allen (1991). O estudo tem sua relevância para a literatura e empresas, por meio de uma pesquisa realizada em uma empresa de construção de embarcações, preenchendo esta lacuna neste setor específico, e demonstrando evidências sobre as influências das dimensões do comprometimento organizacional no desempenho de tarefas dos colaboradores desta empresa no contexto da Amazônia.
Este estudo, ajudará a abordar essa questão em um esforço para melhorar a compreensão da influência das dimensões do comprometimento organizacional no desempenho de tarefas na Região Amazônica. Com base no exposto, elaborou-se a seguinte questão de pesquisa: Quais as dimensões do comprometimento organizacional têm maior influência no desempenho de tarefas em empresa de construção de embarcações? Esta pesquisa objetiva investigar as influências das dimensões do comprometimento organizacional no desempenho de tarefas em uma empresa de construção de embarcações de grande porte no Amazonas.
Oyeniyi et al. (2017) pontuam que o comprometimento organizacional é uma das atitudes entrelaçadas ao trabalho que vem sendo intensamente estudada por pesquisadores e profissionais da área de gestão de recursos humanos, e suas implicações têm sido confirmadas na literatura. Para Borman e Motowidlo (1997) e Harrison et al. (2006), o desempenho de tarefas refere-se ao envolvimento direto dos colaboradores em tarefas práticas no processo de obtenção de resultados.
Para atingir o objetivo desta pesquisa, a metodologia consiste em um estudo de caso, de caráter descritivo, com abordagem quantitativa, por meio de uma survey. A coleta de dados ocorreu em junho e julho de 2022 em uma empresa de construção de embarcações de grande porte localizada no Estado do Amazonas, por meio do questionário online e impresso. A amostra final foi composta de 70 respondentes. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de modelagem de equações estruturais.
Desta forma, afirma-se que estudos anteriores encontraram relações positivas entre as dimensões, bem como poucos estudos evidenciando esse efeito negativo. Porém, esta pesquisa evidencia que para a empresa pesquisada o que prevalece para o melhor desempenho de tarefas dos colaboradores é o comprometimento afetivo. Portanto, os colaboradores desta empresa têm um sentimento de lealdade, ter pertencimento, de desejo de contribuir e dar o melhor à empresa.
Por meio do estudo conclui-se que os colaboradores desempenham suas tarefas com maior exatidão devido ao comprometimento afetivo que sentem pela empresa. Com isso, observa-se a importância de manter um ambiente de trabalho acolhedor e que proporcione aos colaboradores esse desejo de permanecer na empresa, com entusiasmo de desempenharem suas tarefas com um maior desempenho, e por consequência melhores resultados.
Albrecht, S. L., Bakker, A. B., Gruman, J. A., Macey, W. H., & Saks, A. M. (2015). Employee engagement, human resource management practices and competitive advantage. Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, 2(1), 7–35. https://doi.org/10.1108/JOEPP-08-2014-0042
Meyer, J. P., & Allen, N. J. (1991). A three-component conceptualization of organizational commitment. Human Resource Management Review, 1(1), 61–89. https://doi.org/10.1016/1053-4822(91)90011-Z