Resumo

Título do Artigo

DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: PROPOSTA DE MODELO QUALI-QUANTITATIVO
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Palavras Chave

Dimensionamento
Força de Trabalho
Metodologia

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Isana Maria da Silva Resende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CADMP
2 - Enzo Luiz Cunha Guedes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CADMP
3 - Brunna Carvalho Almeida Granja
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Campus Recife/PE
4 - JANSEN DODO DA SILVA CAMPOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife

Reumo

A Administração Pública brasileira tem passado por diversas mudanças nos últimos anos e o dimensionamento da força de trabalho nesse contexto é uma ferramenta fundamental para o alcance de informações determinantes para a tomada de decisão relativa ao quantitativo de pessoal necessário para atender às demandas existentes. Este artigo visa relatar a proposta de modelo de dimensionamento dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvido no período de julho de 2021 a julho de 2022, e contribuir com o acervo de estudos acerca do tema.
A Universidade Federal de Pernambuco, composta por treze Centros Acadêmicos, oito Pró-Reitorias e oito órgãos suplementares, com estrutura predominante funcional e natureza voltada à formação humana, construção do conhecimento, transformação e desenvolvimento, estabeleceu uma equipe para elaborar a proposta de dimensionamento dos seus servidores técnico administrativos em educação. No desenvolvimento do modelo foram observadas as premissas básicas da organização: natureza do trabalho e tipo da organização e ainda, as dimensões fundamentais organizacionais: pessoas, contexto e resultado.
O dimensionamento no setor público carece de uma ampliação de trabalhos empíricos (SERRANO,2016). O desenvolvimento de um método consistente de dimensionamento envolve uma série de desafios, dentre eles pouca compreensão da natureza organizacional e pouco conhecimento teórico-científico sobre o tema. (ENAP, 2018). O grande desafio, no entanto, consiste no desenvolvimento de um método eficiente que possibilite de forma assertiva mensurar o quantitativo adequado de servidores para cada unidade, possibilitando identificar as lacunas entre as necessidades e a disponibilidade da força de trabalho.
Trata-se de pesquisa quanti-qualitativa, utilizando como metodologia exploração de material teórico, incluindo legislações relacionadas ao tema e documentos norteadores da instituição, levantamento de dados, por meio de sistemas institucionais, coleta de dados através de entrevistas e formulários e análise quantitativa-qualitativa. A metodologia inicial foi testada na Coordenação de Avaliação, Dimensionamento e Movimentação de Pessoal, em seguida foi ampliada para 13 (treze) unidades da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida, e a posteriori será aplicada em toda UFPE.
A partir do estudo realizado, das análises ocorridas ao longo da coleta de dados junto aos gestores e das discussões junto à gestão, inferiu-se pontos positivos e pontos de melhoria no modelo de dimensionamento desenvolvido. Dentre os aspectos positivos, os principais foram: a) a possibilidade de reflexão sobre as atividades desempenhadas, gerando a otimização da estrutura e valorização das pessoas envolvidas como um todo e b) o caráter coletivo durante todo o processo, que possibilitou o engajamento das pessoas, uma vez que as mesmas se perceberam como participantes do processo.
Conclui-se que o modelo desenvolvido de dimensionamento contribui com a) o aumento da eficiência das unidades, através da otimização de seus recursos e valorização do pessoal e consequentemente, o desenvolvimento institucional, tendo em vista a possibilidade gerada de conhecer melhor as entregas das unidades e aprimorar suas práticas de gestão, inclusive fomentando ações necessárias em outras áreas; b) o acervo de estudos empíricos acerca do tema na Administração Pública Federal, sendo fonte de consulta para as instituições interessadas em desenvolverem suas próprias metodologias.