Resumo

Título do Artigo

O CASO MARÍLIA MENDONÇA BY OCÉANE: A LINHA TÊNUE ENTRE O LUTO E A PROPAGANDA
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Palavras Chave

Branding
Cosméticos
Comunicação para crises

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Ariadne Alves França
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - IRID
2 - Eduardo Russo de Almeida da Siva
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - COPPEAD
3 - Flavia d'Albergaria Freitas
FACULDADES INTEGRADAS HÉLIO ALONSO (FACHA) - Botafogo

Reumo

Um ano após a empresa brasileira voltada para o mercado da beleza Océane ter fechado uma collab com a cantora de sertanejo Marília Mendonça para a produção de sua própria coleção de produtos de maquiagem, Marília e membros de sua equipe acabaram sofrendo um trágico acidente de avião, que não deixou sobreviventes. Em meio a esse contexto, o caso coloca o participante no papel de Joana Tavares, diretora de Marketing da Océane que ficou encarregada pela nova estratégia da empresa quanto à coleção.
O Caso tem por objetivo colocar os alunos na posição da Diretora de Marketing da Océane, Joana Tavares, de forma que possam analisar as possíveis alternativas na estratégia de comunicação da linha de maquiagens da cantora Marília Mendonça, lançada postumamente após um acidente aéreo que comoveu o país em novembro de 2021. Através da análise do caso, convida-se os alunos a refletirem sobre aspectos estratégicos da comunicação e branding, de forma que consigam transformar crises em oportunidades para a empresa.
A coleta de dados ocorreu entre os meses de novembro de 2021 e abril de 2022, através de fontes de dados secundárias como relatórios de pesquisas e material jornalístico, e também por fonte de dados primários como entrevistas por e-mail e troca de mensagens via canal virtual com funcionários da área de Marketing da empresa, além de acesso a um podcast exclusivo de uma entrevista realizada com o CEO da Océane cedido pela página Bonita de Pele. Esse caso derivou de uma pesquisa para Iniciação Científica, reunindo as fontes aqui apontadas.
“O caso Marília Mendonça by Océane: a linha tênue entre o luto e a propaganda” é recomendado para alunos de Graduação e Pós-Graduação de cursos como Administração de Empresas, Marketing e Publicidade e Propaganda. Sua aplicação é recomendada para disciplinas que abordem Comunicação para Gestão de Crises.
COOMBS, W. Protecting Organization Reputations During a Crisis: The Development and Application of Situational Crisis Communication Theory. Corp Reputation, Rev. 10, p. 163-176, 2007. FILL, C. Marketing communications: engagement, strategies and practice. Harlow: Pearson Education, 2005. GREYSER, S. A. Corporate brand reputation and brand crisis management. Management Decision, v. 47, n. 4, p. 590-602, 2009. GRÖNROOS, C. The Relationship Marketing Process: Communication, Interaction, Dialogue, Value. Journal of Business and Industrial Marketing, v. 19, n. 2, p. 99-113, 2004.