Resumo

Título do Artigo

ANTECEDENTES A INTENÇÃO DE COMPRAS DE APARELHOS CELULARES POR JOGADORES DE JOGOS MOBILE
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Palavras Chave

Intenção de compra
Celular
Jogos mobile

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Silvestre de Jesus Cunha Paixao Junior
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA) - Pinheiro
2 - Emerson Wagner Mainardes
FACULDADE FUCAPE (FUCAPE) - Vitória

Reumo

O desenvolvimento da tecnologia móvel teve relevante impacto no cotidiano, possibilitando que dispositivos como smartphones pudessem ser usados em diversas atividades. Nesse sentido, o avanço da tecnologia mudou também o mercado global de jogos, atraindo jogadores de outras plataformas, permitindo que os consumidores não dependam apenas dos PCs (personal computer) para jogar, mas possam usar smartphones e tablets para desfrutar da experiência. Em 2020, o faturamento dos jogos mobile foi de U$ 77,2 bilhões (Statista, 2021).
Considerando a literatura existente, bem como o crescimento do mercado mundial de aparelhos celulares e de jogos mobile, este estudo identificou o seguinte problema de pesquisa: Quais antecedentes influenciam a intenção de compra de aparelhos celulares por jogadores de jogos mobile? O objetivo desse estudo, portanto, foi identificar os antecedentes que influenciam a intenção de compra de aparelhos celulares por jogadores de jogos mobile.
A intenção de compra de aparelhos celulares pode envolver fatores como conectividade, marca, influência social, preço, opções de pagamento, portabilidade, capacidade de computação e percepção de qualidade, e estes fatores, dependendo do contexto, podem ter efeitos diferentes em cada consumidor. Identificou-se na literatura os construtos relação preço-qualidade, sensibilidade ao preço, qualidade percebida, identificação com o grupo de jogadores e a indicação de outros jogadores (uma adaptação da comunicação boca a boca), que juntos formaram o modelo proposto neste estudo.
Foi desenvolvida uma pesquisa que empregou uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo, com uso de dados primários e de corte transversal. O campo de estudo foi formado pelo setor de jogos mobile. A população-alvo foi representada por pessoas que utilizam aparelhos celulares para jogar. Os dados foram coletados por meio de questionário online junto a 335 consumidores. A análise dos dados foi realizada por meio de Modelagem de Equações Estruturais (Structural Equation Moodeling – SEM), com estimação de mínimos quadrados (Partial Least Squares – PLS)
Verificou-se que a relação preço-qualidade influencia a intenção de compra de aparelhos celulares por jogadores de jogos mobile. Observou-se que a sensibilidade ao preço dos jogadores de jogos mobile influencia diretamente a relação preço-qualidade e indiretamente a intenção de compra de aparelhos celulares. Verificou-se que essa sensibilidade ao preço é influenciada diretamente pela qualidade percebida dos aparelhos celulares para jogar. Por fim, observou-se que a indicação de outros jogadores influencia diretamente tanto a qualidade percebida, quanto a identificação com o grupo de jogadores.
Conclui-se que as empresas e os fabricantes de celulares podem buscar estratégias que busquem um equilíbrio entre qualidade e o custo do celular para jogar. Constata-se, também, que desenvolver estratégias voltadas para o preço do celular para jogar tendem a influenciar a intenção de compra dos jogadores de jogos mobile. Por fim, os profissionais de marketing podem, também, buscar estratégias promocionais de vendas baseadas no preço do celular para jogar, considerando a sensibilidade ao preço do jogador de jogos mobile.
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