Estudantes de Primeira Geração
Nova Sociologia Econômica
Ensino-aprendizagem
Área
Ensino e Pesquisa em Administração
Tema
Ambientes de ensino-aprendizagem
Autores
Nome
1 - Seimor Walchhutter FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Porto Velho
2 - Raúl Cesar Gouveia Fernandes CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL INACIANA PE SABÓIA DE MEDEIROS (FEI) - Departamento de ciências sociais e jurídicas
Reumo
Este artigo explora a relação entre os Estudantes de Primeira Geração (EPG) e examina se há uma relação motivacional não observada no ingresso desses estudantes no ensino superior.
Fatores Motivacionais dos EPG em sua trajetória ao acesso no ensino superior: barreiras, desafios e perspectivas
Teoria dos EPG e Teoria da Nova Sociologia Econômica - Granoveter, Fligstein e Bourdieu
O patrimônio cultural e social de estudantes provenientes de famílias com baixa instrução os colocaria em posição de inferioridade frente aos “herdeiros”, cujos pais já frequentaram a universidade, pois faltaria aos EPG não apenas apoio e informação acerca do funcionamento do ambiente acadêmico
Nesse sentido, os obstáculos que os “estudantes de primeira geração” enfrentam para ingressar e permanecer em instituições de ensino superior estão intrinsecamente relacionados aos laços que conseguem criar ao longo de sua trajetória como indivíduo
Bourdieu, P., & Miceli, S. (1974). A economia das trocas simbólicas; Fligstein, N. (1997). Social skill and institutional theory; Granovetter, M. S. (1973). The strength of weak ties