Resumo

Título do Artigo

AS STARTUPS E AS PERSPECTIVAS DE BIG DATA: AVALIAÇÃO DA GESTÃO ORIENTADA POR DADOS E OS INSIGHTS DE INOVAÇÃO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Startups
Big Data
Inovação

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Aline Rodrigues da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciências Aplicadas - FCA
2 - Eric David Cohen
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - FCA
3 - Cristiano Morini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) - Faculdade de Ciencias Aplicadas (FCA)

Reumo

Amaral (2016) afirma que no mundo empresarial, assim como em diversas outras áreas, os dados ganharam papel de destaque. São necessários cuidados e ferramentas tecnológicas para produzi-los, armazená-los, tratá-los, analisá-los, visualizá-los, e mantê-los íntegros e seguros. De acordo com Knaflic (2018), quanto mais informações temos de lidar, mais difícil é filtrar o que é mais importante. Neste sentido, compreende-se a dificuldade das organizações em extrair de suas bases de dados, os melhores insights para seus respectivos negócios, visando o aumento da competitividade da firma.
Este estudo tem a seguinte pergunta norteadora: como a ciência de dados e o big data, como ferramentas de gestão, influenciam no desempenho das startups orientadas a dados, e como podem gerar insights de inovação? Mais especificamente, o objetivo deste estudo é entender a evolução e aplicabilidade do big data ou ciência de dados para startups orientadas a dados, e como essas empresas utilizam dessas ferramentas para se manterem sustentáveis e inovadoras.
Big data possui uma aplicabilidade bastante ampla. As principais áreas relacionadas à pesquisa são ciências da computação, gestão e ciências médicas, abordando temas como biomedicina e bioquímica, privacidade e segurança, sustentabilidade, economia circular, mídias sociais e machine learning. Essa ferramenta encontrou aplicação em quase todos os setores da economia global, e tem se tornado cada vez mais presente em publicações científicas e contextos interdisciplinares. Paralelamente as startups ganham maior relevância e se mostram mais flexíveis a adoção de novas tecnologias.
Com o intuito de identificar a lacuna de pesquisa e selecionar literatura relevante, a revisão bibliográfica foi pautada no método Pro-Know-C (ENSSLIN, et al., 2010). Já na questão do método proposto, este refere-se à pesquisa exploratória baseada em abordagem qualitativa, e seus resultados são examinados por meio da teoria construtivista (RAKHMAWATI, 2019). Para tanto, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com CEOs de Startups orientadas a dados, com a utilização da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1988).
Os resultados preliminares apontam para uma divisão em dois tópicos em relação as startups e as suas perspectivas de big data: (1) tomada de decisão orientada à dados; e, (2) inovação. Dentro do primeiro tópico, foram avaliadas as dimensões tecnológicas, humanas e gerenciais; no segundo, avaliou-se as inovações baseadas em tecnologia, em conhecimento e que buscam algum impacto social.
A revisão da literatura apontou uma diversidade de campos de atuação da ferramenta big data, mesmo quando olhamos somente pela ótica da gestão. Foram identificados oito principais tópicos que são abordados na literatura a partir da pesquisa sistemática. Dentre estes tópicos, "insights de inovação” mostrou-se bastante promissor e relevante. O componente humano ainda é de suma importância para avaliação de dados eficazes; é fundamental o compartilhamento de dados; e olhar para o presente e tentar entender novas formas de fazer que está sendo feito também é muito importante.
VISVIZI, A. et al. Think human, act digital: activating data-driven orientation in innovative start-ups. European Journal of Innovation Management, 2022. MISHRA, D. et al. A bibliographic study on big data: concepts, trends and challenges. Business Process Management Journal, v. 23, n. 3, p. 555–573, 2017. BEHL, A. Antecedents to firm performance and competitiveness using the lens of big data analytics: a cross-cultural study. Management Decision, 2020.