1 - TIAGO ANTONIO QUIM FERREIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Porto Alegre
2 - TANIA NUNES DA SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) - Escola de Adminsitração
Reumo
As universidades possuem função no desenvolvimento do empreendedorismo de uma nação. As incubadoras universitárias são organizações de desenvolvimento de novos negócios reconhecidas pela sua eficácia, no entanto, esta capacidade está, majoritariamente, limitada a negócios tradicionais. Os negócios de impacto entendem que uma nova postura propositiva das incubadoras universitárias é a possibilidade de aumentar a quantidade de empresas e de profissionais que tenham preocupação com o mundo em que vivemos e com as injustiças sociais tão comuns do sistema capitalista.
Considerando as particularidades dos negócios de impacto, presume-se que se exija um novo suporte metodológico das incubadoras. A questão de pesquisa deste estudo é saber se as metodologias de capacitação empreendedora das incubadoras universitárias de negócios são suficientes para promover o desenvolvimento de negócios de impacto socioambiental, no estado do Rio Grande do Sul?
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a efetividade das metodologias de capacitação empreendedora das incubadoras universitárias de negócios gaúchas, no desenvolvimento dos negócios de impacto socioambiental.
Os negócios de impacto são empreendimentos autossustentáveis que promovem a qualidade de vida das pessoas (YUNUS, 2010). O Pipe Social (2019) definiu 4 critérios: 1- Intenção na resolução de problema socioambiental; 2- solução de impacto é atividade principal; 3- retorno financeiro operando pela lógica de mercado; 4- compromisso com o monitoramento do impacto.
As incubadoras são definidas como conjunto de atores os quais não necessariamente têm similaridades de operações técnicas ou metodológicas, mas que as suas atuações conjuntas são capazes de construir um sistema em rede (ANASTÁCIO, 2018).
Utilizou-se o estudo exploratório com abordagem qualitativa. Foi realizada junto a incubadoras de negócios vinculadas às universidades e que, de alguma forma, abordam ações relacionadas ao incentivo de criação e promoção de negócios de impacto socioambiental. Optou-se pela escolha de amostra de maneira não probabilística com escolha intencional.
Levou-se em consideração as instituições Unitec (UNISINOS), Techpark (FEEVALE) e Tecnopuc (PUCRS) e CEI (UFRGS). Foram feitas doze entrevistas semiestruturadas com os mentores, gestores e empreendedores. Solicitou que um tour guiado nesses ambientes.
O negócio de impacto, apesar de possuir similaridade com o negócio tradicional, precisa de metodologias de suporte própria e adequada a sua realidade. É importante que as incubadoras estejam aptas a atualizar a visão dos empreendedores de que os negócios de impacto podem gerar lucro e buscar o crescimento. No entanto, a meta de geração do lucro nunca deve se sobrepor ao intuito de promover a transformação positiva por meio de seus impactos na sociedade.
Preocupou-se em trazer a metodologia adotada dentro das incubadoras do estado do RS e quais as principais diferenças metodológicas de operação
Há diferenças significativas entre as estratégias de suporte aos negócios convencionais e negócios de impacto. Estas diferenças se iniciam na origem da empresa, propósito, e avançam para outros campos do empreendimento, tais como as ferramentas de capacitação, definição de métricas, abordagens sustentáveis para a solução de problemas, etc.
Os ecossistemas de inovação atuantes no RS são locais que representam o espírito da inovação e de tecnologia com metodologias de suporte às empresas incubadas e criação de conexões valiosas no momento de maturidade em que estas empresas se encontram.
ANASTÁCIO, Mari Regina. Empreendedorismo social e inovação social: contexto, conceitos e tipologias de iniciativas de impacto socioambiental. In: ANASTACIO, Mari Regina; CRUZ, Paulo RA; MARINS, James. Empreendedorismo Social e inovação social no contexto brasileiro. PUCPRESS. Curitiba. E-book.2018. Disponível em: https://institutolegado.org/downloads/ens-brasil-ebook.pdf. Acessado em: 20/04/2021.
PIPE SOCIAL. O que são negócios de impacto [recurso eletrônico] : características que definem empreendimentos como negócios de impacto / Pipe Social, Instituto de Cidadania Empresarial. - São Paulo,