Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PESSOAS NA COVID-19: UM ESTUDO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO SETOR PÚBLICO EM ARARAQUARA/SÃO PAULO
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Hospitalidade
Covid-19

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Turismo e Hospitalidade na Competitividade em Serviços

Autores

Nome
1 - ROSEANE BARCELLOS MARQUES
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olímpia
2 - Marinalva Santana
Fatec Araraquara - Araraquara
3 - ALINE MARQUES LIMA
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI (UAM) - Vila Olimpia

Reumo

O artigo tem o objetivo de mostrar de forma sucinta como se deu o trabalho dos profissionais de educação de uma Escola Pública de Araraquara, no interior de São Paulo, durante a pandemia de COVID-19, e como vem acontecendo o retorno presencial. Entender como foram os processos implementados pelo governo, na rotina da gestão de professores e colaboradores, através do departamento de recursos humanos. Identificar as relações de hospitalidade existentes ou não através do encontro e do acolhimento, representados pelo Departamento de Recursos Humanos (anfitrião) e professores (hóspedes).
A pesquisa tem objetivo de compreender como se comportaram os profissionais de educação durante o período pandêmico e como vem acontecendo o retorno das atividades presenciais, sob a perspectiva da Gestão de Recursos Humanos, identificando se houve relações de hospitalidade e como aconteceu o acolhimento desses profissionais durante todas as atividades remotas.
O referencial teórico foi estruturado em: Hospitalidade, através dos conceitos de CAMARGO (2020) as leis da hospitalidade , Lashley, Lynch e Morrison (2007) com os conceitos das lentes da hospitalidade, abordando o conceito da hospitalidade no domínio comercial, compreendendo a relação de hospitalidade entre anfitrião (RH) e hóspede (professores). No segundo tópico foi tratado a gestão de Pessoas e a sua importância no serviço público, bem como as mudanças que estão acontecendo atualmente, e a importância da satisfação dos funcionários como uma vantagem competitiva para a empresa.
A pesquisa é de abordagem qualitativa , de cunho exploratório . Os dados foram obtidos através de entrevistas estruturadas contendo perguntas abertas. Nas entrevistas foram analisados os procedimentos da análise de conteúdo, segundo os conceitos de Bardin (2002), com a leitura e inserção dos dados no software NVivo (versão 2020) que permitiu identificar a frequência das palavras citadas pelos(as) entrevistados(as) em suas narrativas a respeito das questões temáticas do roteiro de entrevistas.
Análise comparativa e combinada com as de todos entrevistados. Os resultados foram apresentados em três partes: a primeira com a contextualização das atividades da gestão de pessoas informadas pela Gerente de Organização Escolar (GOE), a segunda parte com a explicação da Diretora (DIR) e do Vice-Diretor (VDI) a respeito das atividades e orientações transmitidas aos demais profissionais para realização do seu trabalho, a terceira parte com os relatos dos Professores (PRO) e dos Agentes de Organização Escolar (AOE) no que se refere ao desempenho de seus compromissos de trabalho junto aos alunos.
Apesar da maneira brusca como tudo ocorreu por causa da pandemia, foi possível identificar durante todo o processo, ações de acolhimento dos profissionais de educação, pelo Departamento de Recursos Humanos, e as relações de hospitalidade se fizeram presentes . Também é possível perceber a importância de selecionar e treinar profissionais com habilidades e características hospitaleiras, para o desenvolvimento de um ambiente comercial mais caloroso e acolhedor. A constante busca para que os profissionais estejam satisfeitos em seu ambiente de trabalho impacta positivamente o serviço público.
AGUM, R.; RISCADO, P.; MENEZES, M.. Políticas Públicas: conceitos e análise em revisão. Revista Agenda Política, São Carlos, v.3, no. 2, 2015. CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. As leis da hospitalidade. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 15, 2021. CHIAVENATO, I.. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Barueri: Manole, 2014. LASHLEY, C., MORRISON, A. J. (org.). Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri: Manole, 2004. LONGO, F. Mérito e flexibilidade: a gestão de pessoas no setor público. São Paulo: Edições Fundap, 2007.