A pandemia da Covid-19 tem causado impactos negativos na economia de países em todos os continentes e acarretado desdobramentos negativos em diversos setores da sociedade, sobretudo na saúde e na educação. Diante desse cenário, uma das respostas das organizações para alcançar resultados eficazes é focar nos recursos dinâmicos, em especial, nas capacidades dinâmicas. Em particular, no setor de ensino público brasileiro, para redirecionar recursos e melhorar a produtividade e o desempenho de servidores e departamentos, cujos efeitos podem aumentados a partir do comprometimento desses funcionário
Analisar o efeito mediador da capacidade dinâmica de integração na relação entre a capacidade dinâmica de aprendizagem e a eficácia em instituições públicas de ensino, bem como o efeito moderador do comprometimento dos servidores na relação entre essas capacidades dinâmicas.
Foi proposto um modelo conceitual com duas hipóteses: (H1): A capacidade de integração das instituições públicas de ensino medeia a relação entre a capacidade de aprendizagem e a eficácia dessas instituições; (H2): O comprometimento organizacional modera (fortalece) a relação entre a capacidade de aprendizagem e a capacidade de integração das instituições públicas de ensino.
Foi feita uma pesquisa quantitativa, com corte transversal e dados primários, abrangendo uma população representada por servidores públicos de instituições de ensino. A amostra final foi de 324 respondentes do Instituto Federal do Maranhão e os dados foram analisados por meio da técnica da modelagem de equações estruturais utilizando o SmartPLS e observando os critérios de 300 subamostras e 10.000 iterações.
As evidências indicam que a capacidade de integração medeia parcial e positivamente a relação entre a capacidade de aprendizagem e a eficácia dos institutos federais. Já o comprometimento dos servidores públicos não afeta a relação entre as capacidades dinâmicas.
As evidências indicam que para as instituições públicas de ensino responderem rapidamente às mudanças do ambiente externo, como as impostas pela pandemia da Covid-19, e obter eficácia, o foco deveria ser em ações de desenvolvimento das capacidades dinâmicas, especialmente, as capacidades de aprendizagem e integração, e não em ações de aprimoramento do comprometimento dos servidores públicos.
Farzaneh, M., et al. (2021). Contributory role of dynamic capabilities in the relationship between organizational learning and innovation performance. European Journal of Innovation Management, 24(3), 655–676.
Im, T., Campbell, J. W., & Jeong, J. (2016). Commitment intensity in public organizations: performance, innovation, leadership, and PSM. Review of Public Personnel Administration, 36(3), 219–239.
Pee, L. G., & Kankanhalli, A. (2016). Interactions among factors influencing knowledge management in public-sector organizations:a resource-based view. Government Information Quartely, 188–199