Geração de valor
Gestão Lean
Atividades acadêmicas
Área
Administração Pública
Tema
Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades
Autores
Nome
1 - Leander Luiz Klein UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP
2 - Luana Brondani Costa UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
3 - Patrícia Kruel Froner Moreira UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGOP
Reumo
A era da transformação digital e o ritmo acelerado de mudanças, especialmente relacionadas a tecnologia, fazem com que o mercado de trabalho esteja cada vez mais requerendo profissionais dinâmicos e capacitados. Diante disso, as atividades acadêmicas desenvolvidas e praticadas em Instituições de Ensino Superior também precisam ser adaptáveis e acompanhar a evolução do mercado. O conceito de geração de valor ao cliente se torna pertinente para acompanhar essa transformação e é tema central desse estudo.
Estudar a concepção de valor a partir do ponto de vista de estudante, considerado nesse estudo o “cliente” das instituições de ensino superior, pode gerar relevantes insights para a gestão dessas instituições e proposição de melhoria de suas atividades. Esta pesquisa foi executada para buscar uma resposta ao seguinte problema de pesquisa: Qual a percepção de valor dos alunos quanto as atividades acadêmicas no ensino superior? Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a influência das atividades acadêmicas no ensino superior na percepção de geração de valor para estudantes un
A elaboração da fundamentação teórica do trabalho foi realizada basicamente a partir da literatura sobre a concepção Lean na área de educação, uma vez que esta filosofia de gestão e seu conjunto de práticas se destacam por ter a geração de valor ao cliente como um de seus focos principais. Teve-se como foco central a definição de valor aplicável ao contexto das instituições de ensino superior e a definição das atividades acadêmicas de graduação a serem investigadas no trabalho.
Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de uma survey com alunos de graduação de uma universidade pública do estado do RS. Foi obtida uma amostra de 389 respondentes que permitiu a realização das análises estatísticas para o propósito desse artigo. Os dados foram analisados através de estatística multivariada por meio do software SPSS® (v20). Dentre as principais técnicas de análise de dados destaca-se a fatorial exploratória e a análise de regressão.
Os resultados demostraram o efeito positivo de três fatores estudados, quais sejam: Práticas de Ensino dos Professores do Curso, Saídas Sociais e Saídas de Conhecimento. A partir disso, pode-se explicar a percepção geral de geração de valor das atividades acadêmicas (variável dependente) dos alunos da IES estudada.
O objetivo foi alcançado com o desenvolvimento da pesquisa que demonstrou a relação causal de determinadas atividades acadêmicas sobre a percepção geral de geração de valor. Dessa forma, pode-se estreitar o conhecimento de práticas que agregam valor no contexto das Instituições de Ensino Superior e delinear elementos para a melhoria dos serviços acadêmicos prestados por essas instituições.
CABALLERO, G.; ÁLVAREZ-GONZÁLEZ, P.; LÓPEZ-MIGUENS, M. J.. How to promote the employability capital of university students? Developing and validating scales. Studies in Higher Education, v. 45, n. 12, p. 2634-2652, 2020.
PASTORE, S.; MANUTI, A.; SCARDIGNO, A. F. A national student survey for the Italian higher education system. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 46, n.5, p. 789 - 809, 2021.
TETTEH, G. A. Evaluating university leadership performance using lean six sigma framework. International Journal of Lean Six Sigma, v. 10 n. 4, p. 1018-1040, 2019.