A motivação para o serviço público (MSP) é um tipo especial de motivação relacionada à geração de valor público que, no contexto brasileiro, é conectado a outro elemento que pode impactar as entregas à sociedade, no caso, estabilidade do funcionário estatutário. Nessa conjuntura, dois comportamentos que podem resultar da motivação para o serviço público são o absenteísmo voluntário e o presenteísmo. Outros fatores motivacionais que podem estar relacionados são o engajamento no trabalho e o suporte do líder.
Analisar os impactos diretos da MSP sobre o absenteísmo voluntário e o presenteísmo do funcionário público brasileiro e os indiretos – mediador do engajamento no trabalho e moderador do suporte do líder – nessas relações, utilizando a estabilidade como variável de controle.
Modelo com oito hipóteses: a motivação para o serviço público impacta negativamente o absenteísmo voluntário do funcionário público (H1) e positivamente o presenteísmo desse funcionário (H2); o suporte do líder modera (fortalece) a relação entre motivação e absenteísmo voluntário (H5); e modera (enfraquece) a relação entre MSP e presenteísmo (H7); o engajamento no trabalho medeia as relações entre a MSP e o absenteísmo voluntário (H3) e o presenteísmo do funcionário público (H4); o suporte do líder impacta negativamente o absenteísmo voluntário (H6) e o presenteísmo do funcionário público (H8)
Foi feita uma pesquisa quantitativa, com corte transversal e dados primários, abrangendo uma população representada por servidores públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário das esferas federal, estadual, municipal e distrital. A amostra final foi de 467 respondentes participantes. Os dados foram analisados por meio da técnica da modelagem de equações estruturais utilizando o SmartPLS, observando 300 subamostras e 10.000 iterações.
Somente a hipótese H8 – o suporte do líder impacta negativamente o presenteísmo do funcionário público foi estatisticamente significativa. A estabilidade no trabalho também afeta o absenteísmo voluntário.
Os achados mostram que a motivação para o serviço público e o engajamento não exercem impactos diretos nem sobre o absenteísmo voluntário nem sobre o presenteísmo desse funcionário, podendo indicar uma inclinação altruísta do funcionário público para servir e beneficiar a população do país. Engajamento e suporte do líder também não exercem impacto nessas variáveis.
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